Total de visualizações de página

Ney Franco estuda reforçar marcação no meio-campo e escalar só um atacante



Sem ter Reinaldo e Victor Simões nas melhores condições, treinador pode optar por formação para diminuir os espaços de Conca e Thiago Neves

Thiago Lavinas Rio de Janeiro

Alexandre Cassiano/AGÊNCIA O GLOBO
Ney Franco conversa com Reinaldo no treino

Ao ser questionado neste domingo sobre o que o Botafogo deve fazer para vencer o Fluminense e se classificar para a final da Taça Guanabara, o técnico Ney Franco não pensou muito e logo respondeu.

- Primeiro a gente precisa neutralizar os pontos fortes do Fluminense. E com a bola nos pés esperar ter uma noite feliz, mostrar a qualidade técnica para atacar - disse.

Marcação em primeiro lugar. Pode ser uma mera coincidência. Mas Ney Franco já admitiu estar preocupado com a qualidade técnica de Conca e Thiago Neves, jogadores que segundo o próprio treinador são acima da média e podem decidir uma partida.


E neste domingo, no trabalho tático realizado no Engenhão, o comandante alvinegro escalou os titulares com três zagueiros de origem - Juninho, Emerson e Wellington -, voltou Leandro Guerreiro para o meio de campo ao lado de Fahel e Leo Silva e deixou o time com apenas um atacante: Lucas Silva.

Um outro fator também faz Ney Franco pensar nesta opção tática para o clássico da próxima Quarta-feira de Cinzas, no Maracanã. O treinador ainda não sabe se vai contar com os dois atacantes e mesmo que isso aconteça, eles não vão estar 100%. Reinaldo e Victor Simões se recuperam de lesões musculares e não treinam juntos com o elenco há nove dias. Neste domingo, eles voltaram a fazer um trabalho à parte.

De qualquer forma, o que se viu neste domingo no treino não foi uma equipe defensiva mesmo jogando com três zagueiros e três homens que sabem marcar forte no meio-campo - Leandro Guerreiro, Fahel e Leo Silva. O time conseguia roubar a bola e sair com velocidade para o ataque, principalmente explorando os alas Alessandro e Thiaguinho.

- É uma coisa a se pensar a se pensar, vai depender do momento. Podemos usar um ou outro, sim - disse o treinador em relação a escalação de Reinaldo e Victor Simões.

Ney Franco tenta esconder o jogo. Faz mistério. Se decidir manter o esquema com apenas um atacante, a mudança é simples. Sai Lucas Silva e entra Reinaldo ou Victor Simões. Mas se resolver escalar os dois, as variáveis aumentam. O treinador pode tirar um zagueiro e recuar novamente Leandro Guerreiro para a defesa. Ou optar por sacar um meia. Aí sobraria para Fahel ou Leo Silva.

- O meu objetivo é escalar os dois (Reinaldo e Victor Simões). Mas vamos ver como eles reagem aos treinos até quarta-feira. Preciso saber como eles vão estar. No treino, o Maicosuel fez o papel de atacante, mas lógico que ele cai mais para o meio. Mas o Leo Silva tem qualidade também para desempenhar essa função mais na frente - disse o treinador.