Total de visualizações de página

Lidando com dois lados do favoritismo, Bota pega o Resende na final da Taça GB

Alvinegro assume sua condição, mas reconhece que responsabilidade aumenta na decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro




Nos últimos anos, o Botafogo se acostumou a disputar decisões no Campeonato Carioca. Mas na final da Taça Guanabara, que acontece neste domingo, o Alvinegro enfrentará uma situação que muitas vezes é escorregadia. Diante do Resende, o Glorioso entra em campo carregando todo o favoritismo, e, para isso, se prepara técnica e emocionalmente. A Rede Globo (para o Rio de Janeiro) e o Premiere (para todo o Brasil) transmitem ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 16h (de Brasília).

O Botafogo tem em seu currículo quatro títulos da Taça Guanabara, que conquistou nos anos de 1967, 68, 97 e 2006, além de nove vices, enquanto o Resende tenta levantar este troféu pela primeira vez. Caso haja empate após os 90 minutos da final deste domingo, o título será decidido nos pênaltis. O campeão garante vaga na decisão do Campeonato Carioca, contra o vencedor da Taça Rio.



Para que tudo saia de acordo com a maior probabilidade, o Botafogo encara o Resende como um de seus principais rivais. O discurso de Ney Franco e de seus comandados passa invariavelmente pelo respeito ao adversário e a lembrança de que, se quiser mesmo fazer valer o seu favoritismo, o Alvinegro terá de entrar em campo com total seriedade.

- Quando a final é entre dois clubes grandes, a responsabilidade fica 50% de cada lado. Mas neste domingo, ela será toda nossa. Mesmo assim, não podemos nos dar ao luxo de ir a campo sem a melhor preparação, e não se deve pensar que o favoritismo é suficiente para vencermos a decisão - avisou o treinador.

Este pensamento parece que foi bem absorvido pelos jogadores do Botafogo. E a doutrina foi lançada por Ney Franco, mal terminou o clássico contra o Fluminense, pela semifinal da Taça Guanabara. O treinador fez questão de mostrar aos jogadores que o Alvinegro não pode se tornar mais um grande a ser surpreendido numa final por uma equipe de menor expressão.

- Pedi aos jogadores que tivessem em mente os casos em que pequenos venceram grandes, e vice-versa. Numa decisão como a de domingo não se pode falhar, pois existe apenas uma partida, e, por isso, não há chance de recuperação - ressaltou o técnico.


Resende tem artilheiro do campeonato e Viola no banco





Nesta final, o Botafogo continuará sem poder contar com Victor Simões, que ainda se recupera de um estiramento na coxa esquerda. Mesmo assim, Ney Franco diz que a equipe entrará em campo com uma formação diferente da utilizada no clássico contra o Fluminense. Reinaldo terá uma companhia na frente, que pode ser Diego, Jean Carioca ou Lucas Silva. Com isso, Wellington deve voltar à reserva, com Leandro Guerreiro sendo deslocado para a zaga.

O Resende não tem tradição no futebol carioca, mas em seu elenco há jogadores acostumados a conquistar títulos, como Márcio Costa, que substitui Leandro, suspenso, e Viola, que deve começar a partida no banco de reservas. Empolgado por ter tirado o Flamengo da disputa, o time se mostra confiante em chegar ao topo e derrubar mais um grande.

O técnico Antônio Carlos Roy pôde observar a força do Botafogo nas jogadas de bola parada e, por isso, insistiu neste tipo de treinamento nos últimos dias. O Resende, no entanto, conta com a força ofensiva, já que tem em seu elenco Bruno Meneghel, artilheiro do Campeonato Carioca, com oito gols.


Ficha do jogo:


RESENDE BOTAFOGO

Cléber, Márcio Costa, Naílton e Breno; Bruno Leite, Márcio Gomes, Fred, Léo e Marquinhos; Bruno Meneghel e Fabiano.

Renan, Emerson, Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Maicosuel e Thiaguinho; Diego e Reinaldo.

Técnico: Antônio Carlos Roy.

Técnico: Ney Franco.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Data: 01/03/2009. Árbitro: João Batista de Arruda. Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Wagner de Almeida Santos.

Transmissão: A Rede Globo exibe a partida ao vivo para o estado do Rio de Janeiro.

O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 16h (de Brasília).