Total de visualizações de página

Para ex-dirigente, "cinco milhões" de botafoguenses podem reabilitar clube

Fernando Carvalho, responsável por reconstrução do Internacional, diz que diretoria do Alvinegro precisa mobilizar torcida após queda "irreversível"

Por Rio de Janeiro

VÍDEO AQUI
http://globotv.globo.com/sportv/redacao-sportv/t/ultimos/v/ex-presidente-do-internacional-fernando-carvalho-acredita-em-recuperacao-do-botafogo/3780474/

Tendo assumido o Internacional em situação delicada em 2002, Fernando Carvalho teve papel decisivo como dirigente na reconstrução do clube que resultou em conquistas importantes, como quatro Campeonatos Gaúchos, além de uma Taça Libertadores e um Mundial de Clubes. Presente no “Redação SporTV”, o ex-presidente colorado disse ver uma luz no fim do túnel para o Botafogo, que pode ser rebaixado novamente, em sua história, neste final de semana, no Campeonato Brasileiro. Segundo Carvalho, o Alvinegro precisa mobilizar sua torcida em torno do momento vivido pelo clube (assista ao vídeo).

- Sempre há luz no fim do túnel, principalmente para uma grande entidade como o Botafogo que possui cinco milhões de torcedores. Grande número para uma reconstrução. De um momento ruim, se pode tirar uma grande oportunidade. Ir para a segunda divisão, acho irreversível nesse momento. Mas pode tirar uma oportunidade desde que seus dirigentes mobilizem os botafoguenses em torno do clube, os conscientizem desse momento trágico pelo qual a entidade está passando. A partir daí, tem que gerar receitas. Acho que consegue sair dessa situação – disse.

Jobson, Treino do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)

Botafogo, de Jobson, agoniza para não cair
(Foto: Vitor Silva / SSPress)

Carvalho comandou o Inter entre os anos de 2002 e 2006. O ex-dirigente lembra de um erro comum que superou em sua época como presidente: contratos curtos com jogadores. Segundo ele, os atletas não ficavam focados com pouco tempo de vínculo com o clube. O problema quase custou a presença do time na elite em 2003, já que o Colorado precisou vencer o Paysandu, por 2 a 0, em São Luís, para não ser rebaixado.

- Vivíamos um cenário de legislação ainda não consolidada. Era o início da Lei Pelé. Não se sabia como seria a relação entre clube e jogadores. A gestão que terminou não fez contratos longos. Poucos haviam ao terminar o ano. O principal erro foi contratar jogador por apenas um ano. O ideal era por dois, três anos, porque se não, não se vincula ao clube. A questão de ser colorado, flamenguista. A partir de outubro, além de estarmos com salário atrasado, também tinha esse problema dos jogadores não terem a vinculação para o próximo ano. Com isso, não ficaram focado no campeonato daquele ano.

O Botafogo possui 33 pontos e é o penúltimo na tabela do Brasileirão. O Alvinegro enfrenta a Chapecoense neste domingo, na Arena Condá, e pode ser rebaixado caso saia derrotado e conte com uma combinação de resultados contra ele. O Inter é o quinto colocado, com 60 pontos, e enfrenta o Atlético-MG, no sábado, no Beira-Rio.