Total de visualizações de página

"Black Friday": oportunidade para clubes se reforçarem no fim de ano

Veja lista de jogadores com possibilidade de sair, seja por fim de contrato, problemas disciplinares ou técnicos e perspectivas de render bom dinheiro para cobrir despesas

Por São Paulo
O principal assunto da internet nesta sexta-feira é a Black Friday - evento criado por varejistas americanas para "queimar os estoques" antes das vendas de Natal e que virou sensação no comércio eletrônico no Brasil. Produtos com 50%, 60%, 70% e até 80% de desconto dominam os anúncios de sites de todo tipo.

No caso do futebol brasileiro, não é uma liquidação desse nível. Mas diversos clubes também procuram se desfazer de alguns jogadores para poderem reformular seus elencos para a próxima temporada. E, com isso, outros passam a ter a grande oportunidade de se reforçarem para a temporada 2015. Tem desde atleta sabendo que será dispensado ao fim do contrato ou em baixa por problemas disciplinares ou desempenho técnico até promessa com chances de sair para poder cobrir rombos nas finanças dos clubes - como Gabigol, do Santos.

O GloboEsporte.com lista abaixo os principais casos de jogadores "negociáveis" neste fim de ano nos clubes da Série A. Confira:

Atlético-MG:
Pode render uma bolada: o discurso é de manter o elenco, mas Luan acabou se valorizando muito no segundo semestre. Jemerson também pode ser outra opção para reforçar o caixa, já que Réver volta após se recuperar de lesão.
Em fim de contrato: Leandro Donizete e Josué.
Em baixa: os atacantes André e Jô, além do lateral-esquerdo Emerson Conceição. Os três foram afastados por indisciplina e serão negociados ou servirão de moeda de troca.

Atlético-PR:
Pode render uma bolada:
o atacante Marcelo e o goleiro Weverton fizeram mais uma boa temporada e podem render um bom dinheiro ao clube.
Em fim de contrato: volante João Paulo, lateral-direito Sueliton, lateral-esquerdo Lucas Olaza, zagueiro Gustavo, atacante Mosquito e o lateral-esquerdo Willian Rocha. O contrato do volante João Paulo termina em março de 2015.

Bahia:
Maxi Biancucchi; Bahia (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)Maxi Biancucchi termina o ano contestado pela torcida (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Pode render uma bolada: ninguém.
Em fim de contrato: Fahel, Lincoln, Guilherme Santos, Galhardo e Marcos Aurélio.
Em baixa: Titi (caiu de rendimento e perdeu a vaga de titular) e Maxi Biancucchi (contratado como estrela e com salário alto, terminou o ano sendo questionado pelo torcedor).

Botafogo
Pode render uma bolada:

Com o iminente rebaixamento do clube, o volante Gabriel deverá receber boas propostas de equipes do Brasil e do exterior.
Fim de contrato: Alex, Anderson, André Bahia, Bruno Corrêa, Carlos Alberto, João Gabriel, Rogério, Tanque Ferreyra, Junior Cesar, Ramirez, Bolatti, Andreazzi, Zeballos, Rodrigo Souto, Ronny e Wallyson.


Chapecoense
Pode render uma bolada:
 Já rendeu. O lateral-direito Fabiano foi vendido a um investidor, que provavelmente fechará contrato com o Cruzeiro.
Em fim de contrato:  Danilo, Danny Morais, Meza, Grolli, Jussandro, Bruno Silva, Abuda, Camilo, Júnior Timbó, Fabinho Alves e Leandro
Em baixa: Fagner Alemão, Zezinho, Bergson, Neuton, Rychely e Mailson.

Corinthians:
Alexandre Pato São Paulo gol palmeiras brasileirão (Foto: Marcos Ribolli)Emprestado ao São Paulo, Pato pode ser vendido pelo Corinthians(Foto: Marcos Ribolli)

Podem render uma bolada: os atacantes Alexandre Pato (emprestado ao São Paulo) e Malcom (na mira de clubes europeus).


Em fim de contrato: os goleiros Danilo Fernandes e Julio Cesar (emprestado ao Náutico) e os volantes Jocinei (emprestado à Portuguesa), Willian Arão (emprestado ao Atlético-GO), Cachito Ramírez (emprestado ao Botafogo) e Nenê Bonilha (emprestado ao Vila Nova).
Em baixa: o volante Guilherme Andrade (contrato até dezembro de 2015).

Coritiba:
Pode render uma bolada: o zagueiro Luccas Claro.
Em fim de contrato: Baraka, Martinuccio, Helder, Rosinei, Elber, Zé Love, Joel, Wellinton, Germano, Sérgio Manoel e Júlio Cesar.
Em baixa: o atacante Keirrison, que tem contrato até 2017 e não consegue se firmar no time titular.

Criciúma:
Pode render uma bolada: o goleiro Bruno (sondado por clubes da Itália e Portugal) e o atacante Lucca (também chamou a atenção de estrangeiros).
Em fim de contrato: o lateral-direito Maicon Silva (emprestado pelo Londrina), os zagueiros Ronaldo Alves, Fábio Ferreira e Rafael Pereira (emprestado pelo Juventude) e os volantes João Vitor (emprestado pelo Deportivo Maldonado-URU) e Maylson (Coimbra-POR),

Cruzeiro:
Dagoberto, atacante do Cruzeiro (Foto: Tayrane Corrêa)Dagoberto terminou o ano na reserva do Cruzeiro(Foto: Tayrane Corrêa)

Podem render uma bolada: o volante Lucas Silva e o meia Éverton Ribeiro. Ambos tiveram excelentes temporadas e estão muito valorizados. Mas o meia é o destaque do time.
Em fim de contrato: Henrique, Samudio e Borges.
Em baixa: Borges foi menos aproveitado na temporada.

Figueirense:
Podem render uma bolada:
Tiago Volpi, Clayton
Em fim de contrato: Thiago Heleno, Marquinhos, Roberto Cereceda, França, Marco Antônio, Giovanni Augusto, Marcão, Pablo, Ciro e Ricardo Bueno.

Flamengo:
Pode render uma bolada:

o zagueiro Samir tem sido especulado continuamente em clubes europeus. Nesta janela, pode aparecer alguma proposta.
Fim de contrato: Anderson Pico, Chicão, Arthur, João Paulo, Léo Moura, Marcelo, Márcio Araújo, Nixon.
Em baixa: o goleiro Felipe, que perdeu a posição no meio do ano, deve sair do clube.

Fluminense:
Pode render uma bolada:
Com a diminuição do orçamento do clube, é provável que alguns jogadores saiam. Wagner, Rafael Sóbis e Fred são alguns nomes.
Fim de contrato: Diguinho, Diego Cavalieri, Carlinhos e Gum.
Em baixa: Fabrício e Elivélton.

Goiás:
Pode render uma bolada:
O atacante Erik, que tem contrato até 2018. Ele é o artilheiro do time no Brasileirão, com 10 gols. O clube estaria disposto a negociá-lo por um valor a partir de 4,5 milhões de euros.
Em fim de contrato: os volantes David e Amaral.
Em baixa: O atacante Danilo tem contrato até 2017, mas não está nos planos. Ele se destacou na Anapolina no Campeonato Goiano e foi contratado pelo Goiás, chegou a fazer gol contra o Botafogo no primeiro turno, mas não se firmou.

Grêmio:
Pode render uma bolada: o volante Walace (sondado por Napoli, Benfica e Porto), além de Luan, que pode ter os direitos econômicos vendidos a grupo de empresários ou sair para fazer caixa ao clube.
Em fim de contrato: o experiente Zé Roberto (tem chance de renovação), que tem se destacado como lateral-esquerdo do time, além dos emprestados Dudu e Alan Ruiz.
Em baixa: o volante Edinho e o atacante Fernandinho, pouco utilizados, além dos emprestados Marcelo Moreno (no Cruzeiro) e Kleber (Vasco).

Internacional:
Dida goleiros bolinha de tênis (Foto: Alexandre Lops/Internacional)Dida perdeu espaço no Inter (Foto: Alexandre Lops/Internacional)

Pode render uma bolada: O volante chileno Aránguiz, titular da seleção, tem despertado interesse de clubes da Europa. Valdívia. O meia, mesmo que ainda não seja titular da equipe, é jovem e pode atrair o mercado europeu pela habilidade e velocidade.
Em fim de contrato: Wellington Silva, Índio, Gilberto e Alan Patrick.
Em baixa: o goleiro Dida perdeu espaço e deve sair. O centroavante Wellington Paulista também está na mesma situação.

Palmeiras:
Podem render uma bolada:
o meia Allione é o mais jovem e mais talentoso dos quatro argentinos contratados por Ricardo Gareca, mas ainda não se firmou no time titular. O atacante Leandro, com passagem pela seleção brasileira, também seria um "negociável".
Em fim de contrato: o zagueiro Victorino, os laterais Juninho e Wendel, os volantes Eguren, Marcelo Oliveira, Wesley e Washington, os meias Bruno César e Bernardo, e os atacantes Diogo e Henrique.
Em baixa: o lateral-direito Weldinho e o meia Felipe Menezes ainda têm mais dois anos de contrato com o clube, mas não há um único palmeirense que os queira no elenco em 2015. E o paraguaio Mendieta tem vínculo até 2017...

Santos:
Pode render uma bolada:
  o atacante Gabigol (sondado pelo Wolfsburg) e os experientes Arouca e Leandro Damião (à venda por terem salários muito altos).
Em fim de contrato: o goleiro Vladimir, os zagueiros Neto e Vinicius Simon, o volante Renato e o atacante Giva.
Em baixa: o lateral-esquerdo Mena (renovou contrato para poder ser negociado com um clube europeu).

São Paulo:
Pode render uma bolada
: Ademilson (figura constante nas seleções de base) e Rodrigo Caio (sondado por uma série de clubes europeus na última janela de transferências).
Em fim de contrato: ninguém.


Em baixa: o meia Cañete (emprestado ao Náutico) e os laterais Clemente Rodríguez (encostado no CT de Cotia), Cortez (emprestado ao Criciúma), Caramelo (emprestado ao Atlético-GO) e Luis Ricardo (Muricy prefere escalar um zagueiro ou um volante na posição a escalar o ex-jogador da Lusa como titular).

Sport:
Rithely Sport x Internacional Série A (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Rithely pode deixar o Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Pode render uma bolada: Procurado pelo Internacional antes da Série A, o volante Rithely é visto como uma boa opção no mercado.
Em fim de contrato: Ibson, Leonardo, Neto Baiano e o cobiçado Diego Souza terão seus contratos encerrados em dezembro.
Em baixa: Com contrato até maio, o lateral-direito Patric, que lidera o Prêmio Armando Nogueira, já pode assinar um pré-contrato com qualquer outro clube.


Vitória:
Pode render uma bolada: ninguém.
Em fim de contrato: Cáceres (que já anunciou que não vai renovar), Richarlyson, Marcos Junio, Edno e Juan.
Em baixa: Escudero (sofreu com lesões e não conseguiu repetir o bom ano de 2013).