Total de visualizações de página

33ª RODADA
Atlético-PR vence, alcança número mágico e mantém Botafogo no Z-4
Cléo marca duas vezes, uma delas de forma irregular, e ajuda Furacão a somar 46 pontos. Cariocas criam pouco e têm Junior Cesar expulso

DESTAQUES DO JOGO
  • deu trabalho
    Marcelo
    Veloz, o camisa 7 foi a principal válvula de escape dos visitantes. Além de dar o passe para o primeiro gol, finalizou três vezes e recebeu quatro faltas.
  • recorde negativo
    nove expulsões
    Com o cartão vermelho de Junior Cesar, o Bota tornou-se o time recordista neste quesito no nacional. Airton tem o maior número individual: dois.
  • faltou pontaria
    finalizações
    Com maior posse de bola, o Botafogo finalizou seis vezes a mais do que o rival: 16 a 10. Mesmo assim, Weverton fez apenas uma defesa difícil.
A CRÔNICA
por GloboEsporte.com


O Atlético-PR manteve sua boa fase, aproveitou o péssimo momento do Botafogo e fez 2 a 0 no Raulino de Oliveira, na noite deste sábado. Cléo marcou duas vezes, uma delas de forma irregular, e chegou a nove gols no Campeonato Brasileiro. Os paranaenses conseguiram a quinta vitória em seis rodadas e atingiram 46 pontos, número considerado suficiente para evitar o rebaixamento. Os cariocas veem o pesadelo ficar cada vez mais real ao desperdiçarem a chance de sair do Z-4 e somarem 33 pontos, por enquanto na 18ª posição.

O Furacão abriu o placar no primeiro tempo e sofreu alguma pressão no segundo - Zeballos acertou a trave, e Weverton fez defesa sensacional em chute de Jobson. Os visitantes viram a situação ficar mais tranquila depois da expulsão de Junior Cesar e marcaram o segundo em um contra-ataque já no fim, diante de 2.609 pagantes. O próximo adversário será o Sport, na Arena da Baixada.

A equipe carioca pode terminar a rodada em penúltimo lugar caso o Bahia vença o Goiás, neste domingo. Na 34ª rodada, faz o clássico contra o Fluminense, no Maracanã.


O Botafogo tinha mais a bola no pé nos minutos iniciais, mas as falhas nos momentos de definição perto da área adversária eram constantes. A primeira chance do jogo foi do Atlético-PR, aos quatro minutos, quando Jefferson logo foi obrigado a fazer ótima defesa após Marcelo, melhor em campo, cruzar para Marcos Guilherme aparecer completamente livre. Depois do susto, os donos da casa voltaram a esboçar tentativas, mas também voltaram a parar nos erros no passe final. As finalizações mal assustavam Weverton, que quase não trabalhou.


Foi dos pés de Marcelo que surgiu a jogada do gol que abriu o placar no Raulino de Oliveira. Aos 27, Dankler fez ótimo desarme mas saiu jogando errado. O atacante do Furacão encontrou Cléo adiantado. A arbitragem mandou seguir, e o camisa 9, sozinho, não perdoou. Teve tempo de colocar na frente, pensar e tirar o goleiro botafoguense da jogada. Em desvantagem, o Alvinegro seguiu dando espaços e diminuiu ainda mais as investidas antes do intervalo.


Vagner Mancini trocou Yuri Mamute por Bruno Correa na volta para o segundo tempo, mas a ineficiência ofensiva dos cariocas permaneceu. O Furacão, por sua vez, se manteve fechado e só saía na boa. Outra vez, no entanto, foi Jefferson o primeiro goleiro a trabalhar. Em cruzamento pelo lado esquerdo, se esticou todo para evitar novo gol de Cléo em cabeçada. Diante de uma defesa bem posicionada, o meio-campo do Botafogo criava ainda menos chances de gol. Airton, volante, por algumas vezes assumiu a função de armador da equipe.


Somente aos 20 minutos veio a primeira chance dos mandantes na etapa final, em finalização para fora de Gabriel. Mas instantes depois a situação ficou ainda pior. Junior Cesar deixou o braço no rosto de Deivid, levou o cartão vermelho direto e deixou o time com um jogador a menos. Perto do fim, dois lances ainda acordaram a torcida botafoguense. Mas a trave, em lance de Zeballos, e Weverton, após chute de Jobson, garantiram a vantagem paranaense. Cléo, novamente, aproveitou boa troca de passes em contra-ataque e deu números finais ao jogo.


Cléo Atlético-PR Botafogo (Foto: Gustavo Oliveira/ Site oficial Atlético-PR)

Autor de dois gols, Cléo comemora no Raulino de Oliveira (Foto: Gustavo Oliveira/ Site oficial do Atlético-PR)