Neymar dá show, desbanca R10 e assume a ponta do Armandão
Craque do Santos recebeu nota 10 após marcar quatro vezes contra o Atlético-PR. Já Ronaldinho não teve atuação destacada contra o Grêmio
Com uma exibição impecável. Foi assim que Neymar decidiu o jogo contra o Atlético-PR, no sábado, ao balançar a rede quatro vezes e garantir a goleada por 4 a 1. A nota 10 no Troféu Armando Nogueira elevou a média do atacante do Peixe para 6,93 (somando 0,05 por ter sido craque da rodada). Assim, Ronaldinho Gaúcho (0,1 a mais por ter sido craque nas rodadas 1 e 12), que levou 6,5 pela atuação contra o Grêmio, perdeu o posto. A média do R10 é de 6,8.
Os atacantes, aliás, dominam a lista dos cinco melhores do Campeonato Brasileiro até a 32ª rodada. A novidade é Fred, que deixou para trás Wellington Nem, do Figueirense. O camisa 9 tricolor recebeu nota 8 pela partida contra o Ceará. O meia argentino Montillo é o "intruso".
O destaque por posições específicas foi Dodô. O lateral-esquerdo do Bahia chegou aos 11 jogos e atingiu número suficiente (um terço da competição) para entrar na briga. Com a média de 6,13, passou Bruno Cortês, do Botafogo, e é o líder no setor. Julio Cesar, do Grêmio, deixou a lista. Na direita, porém, apenas a troca de posições de Bruno Vieira e Nei.
Na defesa, o Top 5 também segue com os mesmos personagens. A diferença é que Dedé encostou em Moledo e está empatado com o zagueiro do Inter. Quem deixou o posto em seu setor foi o goleiro Julio Cesar, do Corinthians. Diego, reserva do Ceará, entrou novamente no ranking. Os meias tiveram a troca de duas revelações do futebol brasileiro: saiu Lucas (São Paulo), entrou Oscar (Inter). Os volantes não tiveram alterações.
Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, 11 partidas no Brasileirão. Já a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.