Bota tenta repetir 95 e pôr fim a jejum de 16 anos sem vitória no Olímpico
Time alvinegro tem péssimo retrospecto contra o Grêmio em Porto Alegre
Herrera já jogou pelo Grêmio e conhece bem o
Olímpico (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)
Olímpico (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)
O discurso em General Severiano é o mesmo entre todos os jogadores: a equipe precisa vencer fora de casa para entrar firme na briga pelo título brasileiro. Nesta quinta, o Botafogo encara o Grêmio, em Porto Alegre, e o objetivo é conquistar três importantes pontos na tabela. Mas a tarefa será difícil. Aliás, nos últimos anos, tem sido mesmo impossível. Há dezesseis anos que o Glorioso não sabe o que é derrotar o Tricolor em seus domínios. Da última vez que conseguiu o feito, em 1995, acabou conquistando a taça ao fim da competição nacional.
Desde o ano da conquista do título, o Grêmio tem uma série de oito vitórias e três empates contra o Botafogo no Olímpico. O retrospecto dos duelos pelo Brasileiro atuando no estádio gaúcho também é amplamente favorável aos donos da casa: oito vitórias tricolores, três alvinegras e oito empates.
- O esquema de jogo deles é muito bom. E é difícil ganhar lá pela característica do clube. O espírito de jogo dentro do Olímpico é muito próprio. É um jogo de muita entrega, muita luta. Se não entrarmos em campo com o espírito de decisão, vai ser complicado jogar contra eles – disse o técnico Caio Júnior.
Caio fala com a propriedade de quem viveu oito anos dentro do Grêmio. O então atacante chegou ao Olímpico com 15 anos e ficou lá até os 23. Um tempo difícil, mas que o treinador lembra de ter sido de glórias também.
- Eu morei no estádio Olímpico quando comecei a minha carreira. O início foi muito difícil. Saí do interior do Paraná para ser jogador de futebol e ali era minha chance. As melhores lembranças são as conquistas como campeão gaúcho em 85 e 86. Em 85, eu fiz o gol do título – relembra.
Do elenco botafoguense, Caio Júnior não é o único a ter passagens pelo Grêmio. O atacante Herrera atuou em duas temporadas pelo tricolor gaúcho. O jogador diz ter um carinho grande pelo clube.
- Com certeza jogar lá é difícil. Temos que estar mais concentrados para conseguir os três pontos. O gramado lá é muito bom de jogar. Time que quer chegar com chance de disputar o título, tem que ganhar fora de casa também. A gente sempre tem obrigação de vencer, tanto em casa quanto fora. Não temos que ter obsessão. Temos que fazer nosso trabalho.
Estamos fazendo ótimo campeonato. Tomara que a gente consiga fazer um bom jogo lá.
A delegação alvinegra viajou nesta quarta para Porto Alegre. Na quinta, a equipe enfrenta o Grêmio, no estádio olímpico, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida tem início às 20h30m (horário de Brasília).