Total de visualizações de página

Parabéns, Garrincha!

Maior de todos os tempos, Mané completaria 77 anos nesta quinta-feira

Foto GE.com
Site Oficial do Botafogo

O maior de todos os tempos, Manoel dos Santos, ou simplesmente Garrincha, completaria 77 anos neste 28 de outubro de 2010. Infelizmente, ele não está entre nós para comemorar a data e relembrar histórias do tempo em que era conhecido como "Alegria do Povo", mas até hoje o nome do craque do Botafogo é reverenciado pelo mundo todo.

Nascido em 18 de outubro de 1933 em Pau Grande, no Rio de Janeiro, Garrincha impressionava pela facilidade para driblar. Ponta-direita habilidoso, entortava os "Joões" (como se referia aos adversários) com facilidade ímpar. Craque, gênio, mito, Anjo das Pernas Tortas, foi aplaudido em estádios do Brasil e do mundo, levando sempre o nome do Botafogo junto.

Pelo Botafogo, Garrincha disputou 612 partidas e marcou 243 gols. Conquistou três Campeonatos Cariocas (1957, 61 e 62) e dois Torneios Rio-São Paulo (1962 e 1964). Pela Seleção Brasileira, conquistou duas Copas do Mundo (1958 e 1962), sendo decisivo em ambas, e detém até hoje uma marca impressionante: perdeu apenas uma das 61 partidas que fez com a camisa da Seleção.

Vítima de cirrose hepática, Mané morreu no Rio de Janeiro em 1983. Em 1998, foi escolhido para a seleção de todos os tempos da Fifa. Nem precisava. A arte de jogar futebol, a alegria que transmitia e as reverências que sempre recebeu já haviam o tornado o maior de todos os tempos. Parabéns, Garrincha!


Botafogo de Futebol e Regatas