Total de visualizações de página

De Joel a jogadores emprestados, clube inicia conversa por renovações

Botafogo fica otimista em relação a Joel e vê Antônio Carlos como caso mais difícil. Lucio Flavio pode ficar em caso de vaga na Libertadores

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
joel santana no treino do botafogo 
 
Botafogo espera que autonomia seduza Joel
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
O Botafogo concentra todas as forças numa arrancada final que o leve à Libertadores. E unindo confiança e planejamento, o clube começa a pensar no grupo a ser formado em 2011. Há cerca de 20 dias a diretoria iniciou as conversas com alguns membros do elenco cujos contratos terminam em dezembro de 2010, e isso inclui jogadores e o técnico Joel Santana. A ideia é manter a base para, junto a alguns reforços, formar um time à altura da competição sul-americana, a qual o Alvinegro não disputa desde 1996.

De acordo com pessoas ligadas à diretoria, todos os emprestados procurados manifestaram, em conversas com dirigentes, o desejo de seguir no Botafogo na próxima temporada. O único a ainda não ser contactado foi Edno. Mas no clube, sabe-se que o meia-atacante teria desejo de retornar ao Corinthians, onde acredita que poderia ter mais oportunidades. No entanto, o Alvinegro tem a esperança de convencer o jogador a ficar, mostrando que há espaço suficiente em General Severiano.

A diretoria considera Antônio Carlos o caso mais complicado, por conta das dificuldades de negociação com o Atlético-PR, dono de seus direitos. Fábio Ferreira, seu companheiro de zaga, vinha se valorizando, mas a grave lesão no joelho esquerdo deverá facilitar a prorrogação do contrato. O Botafogo também ouviu uma resposta positiva de Marcelo Cordeiro e Danny Morais, emprestados pelo Internacional. Assim, o clube deve, nas próximas semanas, procurar o Colorado para negociar.

Em relação aos jogadores que pertencem ao clube, mas que têm contratos finalizados em dezembro, os casos serão estudados. Algumas pessoas do clube apostam que Lucio Flavio e Renato Cajá, por exemplo, têm maiores chances de ficar apenas se o Botafogo se classificar para a Libertadores. Na última semana, o procurador de Lucio Flavio esteve em General Severiano para iniciar as conversas sobre o futuro do jogador. Já o lateral-direito Alessandro chegou a um acordo para a renovação de seu vínculo por mais um ano.

Marcelo Mattos também passou a ser uma das prioridades, dado o equilíbrio transmitido ao sistema defensivo em apenas dez jogos disputados. As negociações com o Panathinaikos ainda não começaram, mas o Botafogo buscará, no mínimo, a extensão do empréstimo até o fim de 2011. O atual contrato vence no meio do ano que vem.

Diretoria com calma para negociar com Joel Santana

Quando se fala de Joel Santana, o clima é de confiança, mesmo diante do assédio de outros clubes desde a conquista do Campeonato Carioca. Dirigentes e treinador iniciaram as conversas, que voltarão a acontecer antes do encerramento do Campeonato Brasileiro. A intenção é acertar tudo até o fim do ano, embora a diretoria garanta não haver pressa.

- Sabemos que vai haver negociação, mas de forma natural. O Joel manifestou vontade de permanecer, já que o Botafogo tem a liberdade e a autonomia necessárias para conduzir seu trabalho - explicou o vice de futebol André Silva.

Sobre a renovação dos jogadores, o dirigente preferiu não entrar em detalhes, embora tenha confirmado o início das conversas. André Silva admite, entretanto, que o Botafogo buscará manter a base do elenco que conquistou o Campeonato Carioca e que segue na briga por uma vaga na Libertadores.

- Queremos manter o máximo possível dos jogadores que são titulares ou que são as principais escolhas do Joel nas partidas. Para isso, dentro das nossas possibilidades, vamos negociar a prorrogação dos empréstimos ou buscar adquiri-los em definitivo - disse.

Confira o resumo das perspectivas de alguns jogadores para 2011:
Antônio Carlos (emprestado até 31 de dezembro)

Em conversa com o Botafogo, demonstrou interesse em ficar, já que não pretende mais atuar pelo Atlético-PR, com o qual tem contrato até 31 de julho de 2012. No entanto, o Alvinegro considera que serão complicadas as negociações com o clube paranaense.

Marcelo Cordeiro e Danny Morais (emprestados até 31 de dezembro)

O lateral-esquerdo e o zagueiro têm contrato com o Internacional até 31 de dezembro de 2011 e 14 de julho de 2013, respectivamente, mas mostraram vontade de seguir em General Severiano. O Botafogo buscará prorrogar o empréstimo ou, dentro de suas possibilidades, contratá-los em definitivo.

Marcelo Mattos (emprestado até 30 de junho de 2011)

O Botafogo ainda não iniciou as conversas com o Panathinaikos, da Grécia. Mas a intenção é, no mínimo, prorrogar o empréstimo até o fim de 2011.

Fábio Ferreira (contrato até 10 de maio de 2011)

Machucado, o zagueiro deverá retornar pouco antes do fim de seu contrato, o que poderá facilitar a negociação de um vínculo de maior duração. Outro que mostrou interesse em continuar no Botafogo.

Edno (emprestado até 31 de dezembro)

Ainda não foi procurado para renovar. A diretoria inicialmente tem interesse em sua permanência, mas o jogador teria dito a pessoas próximas que pretende novamente buscar espaço no Corinthians, com o qual tem contrato até setembro de 2013.

Lucio Flavio, Renato Cajá e Alessandro (contrato até 31 de dezembro)

Existe a intenção de manter os dois primeiros, embora, por questões financeiras, o clube veja como mais provável apenas em caso de classificação para Libertadores. O lateral-direito tem acordo para renovação por mais um ano.

Outros jogadores com contrato finalizado em 31 de dezembro: Bruno, Edson e Elizeu.