Total de visualizações de página

Contra os mesmos rivais, Botafogo espera repetir arrancada

Partida contra o Vitória, adversário do próximo sábado, marcou chegada do Botafogo à zona de classificação para a Libertadores no primeiro turno

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 


Há pouco mais de um mês o Botafogo não sabe o que é vencer. Mas no dia seguinte ao oitavo empate consecutivo no Campeonato Brasileiro – 0 a 0 com o Fluminense –, o Alvinegro tem motivos para estar otimista. Afinal, foi exatamente contra o Vitória, adversário do próximo sábado, em jogo pelo primeiro turno, que a equipe iniciou uma arrancada que a tirou da zona de rebaixamento e a levou ao G-4 (assista aos gols no vídeo ao lado).

Na primeira metade da competição, o Botafogo também viveu um jejum de vitórias. Foram oito rodadas com cinco empates e três derrotas, até o clássico contra o Fluminense. Na partida contra o Vitória, em Salvador, o Alvinegro engrenou e venceu cinco partidas seguidas. Portanto, há motivos para acreditar que o bom momento se repetirá no segundo turno.

A retomada das vitórias passaram a ser de extrema necessidade. O Botafogo está na oitava posição, a cinco pontos do G-3, e sabe que os demais resultados da rodada o deixaram em boa condição para manter vivo o sonho da classificação para a Libertadores. Além do Vitória, a sequência positiva do primeiro turno incluiu Atlético-MG, Atlético-GO, Avaí e Ceará.

- Tudo é possível. Iniciamos aquela arrancada contra o Vitória, mas dessa vez tem uma diferença. Precisaremos buscar pontos fora de casa contra Atlético-MG, Avaí e Ceará. Mas no futebol, tudo pode acontecer - disse o técnico Joel Santana.

Apesar de sonhar com uma nova arrancada, o Botafogo evita o desespero. Antes de pensar que não vence há nove rodadas, prefere se ater ao fato de não perder há oito. Além disso, o grupo observa a tabela do Brasileiro com atenção e se anima com alguns confrontos diretos na próxima rodada: Atlético-PR x Fluminense, Grêmio x Internacional e Corinthians x Palmeiras.

- Estamos a apenas cinco pontos do G-3, e uma vitória vai ser muito boa porque a próxima rodada é gratificante. Estamos com o carro na reserva, mas ainda não chegamos lá - frisou Joel, lembrando ainda que o Cruzeiro terá o clássico contra o Atlético-PR.

Seja pensando em Libertadores ou não, o fato é que os oito empates seguidos e as nove rodadas sem vitórias incomodam profundamente os jogadores.

- Precisamos vencer de qualquer maneira, porque é muito ruim empatar tanto - lamentou o volante Leandro Guerreiro.

A arrancada do Botafogo no 1º turno:
01/08 - Vitória 1 x 3 Botafogo
07/08 - Botafogo 3 x 0 Atlético-MG
14/08 - Atlético-GO 0 x 2 Botafogo
21/08 - Botafogo 1 x 0 Avaí
25/08 - Botafogo 2 x 0 Ceará

A esperança do Botafogo no 2º turno:
23/10 - Botafogo x Vitória
30/10 - Atlético-MG x Botafogo
03/11 - Botafogo x Atlético-GO
07/11 - Avaí x Botafogo
14/11 - Ceará x Botafogo