Total de visualizações de página

Agora na outra ponta da tabela, Botafogo busca nova arrancada

Sequência de bons resultados nas últimas sete rodadas do Brasileirão de 2009 servem como exemplo na luta por vaga na Libertadores

Por Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro



Faltando sete jogos para o fim do Campeonato Brasileiro de 2009, a situação do Botafogo beirava o desespero. Ao fim da 31ª rodada, a equipe ocupava a 18ª posição, com 32 pontos, e o rebaixamento era uma possibilidade real. Mas com cinco vitórias em sete partidas, o Alvinegro arrancou rumo à permanência. Em 2010, a situação é parecida, mas na ponta de cima da tabela e com a Libertadores em foco.

Apesar de neste ano a meta ser bem mais agradável, alguns dos elementos que determinaram a reação de 2009 serão novamente aplicados. Para Leandro Guerreiro, que viveu o sufoco da última temporada e hoje está na expectativa pela classificação para a Libertadores, a experiência negativa deve ser relembrada agora.

- A principal lição que tiramos naquela oportunidade foi a concentração. A margem de erro precisava ser zero, porque qualquer falha poderia significar o rebaixamento. Nessa reta final a ideia é a mesma, pois conquistaremos a vaga na Libertadores se tivermos a mesma concentração - afirmou.

A arrancada do Botafogo em 2009 começou com uma vitória sobre o Náutico no Engenhão. O estádio alvinegro, aliás, ainda foi palco de triunfos sobre Coritiba, São Paulo e Palmeiras (assista aos gols no vídeo), sendo que os dois últimos lutavam pelo título. Leandro Guerreiro ressalta que, em 2010, as vitórias em casa também serão determinantes para o sucesso da equipe.

- Nossa força em casa será fundamental. E, como aconteceu naquela oportunidade, a torcida terá um papel muito importante. No ano passado ela compareceu em bom número quando mais precisávamos e vivíamos uma situação muito complicada. Agora, com o Botafogo lutando por vaga na Libertadores e também com chances de título, o apoio será novamente necessário - disse o volante.

Se repetir o aproveitamento de 2009 agora, com cinco vitórias em sete partidas, o Botafogo chegará aos 63 pontos. Assim, estará praticamente garantido na Libertadores.

Confira a campanha do Botafogo nos últimos sete jogos de 2009:

Botafogo 1 x 0 Náutico
Internacional 0 x 1 Botafogo
Botafogo 2 x 0 Coritiba
Barueri 3 x 0 Botafogo
Botafogo 3 x 2 São Paulo
Atlético-PR 2 x 0 Botafogo
Botafogo 2 x 1 Palmeiras

Confira os últimos sete jogos do Botafogo em 2010:

Atlético-MG x Botafogo
Botafogo x Atlético-GO
Avaí x Botafogo
Ceará x Botafogo
Botafogo x Internacional
Botafogo x Grêmio Prudente
Grêmio x Botafogo