Total de visualizações de página

Joel sofre com vitória apertada do Botafogo: ‘Quase enfartei’

Após quebrar sequência de empates, técnico pede mais atenção aos atletas

Por Richard Souza Rio de Janeiro

As frases de Joel Santana são quase sempre carregadas de bom humor, mas o tom ameno do treinador do Botafogo não esconde as cobranças. A principal delas: quer atenção até o apito final. Neste sábado, o Alvinegro superou o Vitória por 1 a 0, no Engenhão, pela 31ª rodada do Brasileiro, encerrou uma séria incômoda de nove partidas sem vencer (uma derrota e oito empates) e continua na briga por uma vaga na Libertadores de 2010. O resultado positivo, porém, foi conquistado no sufoco, com pressão adversária. Joel não gostou de levar sustos.

- Até o final eu estava preocupado. Teve uma falta no fim do jogo em que quase enfartei. O Botafogo é mestre em tomar gol no fim do jogo. Tenho que me controlar para tudo que pode acontecer. E eu sei da ansiedade do grupo. Não podemos nos desligar nos minutos finais. O que são 20 segundos? É um espirro (atchim!, simulou). Não foram poucos os jogos que sofremos assim. Isso vem acontecendo desde o Campeonato Carioca. Só estou cobrando isso – disse.

Joel reconhece que a equipe não foi brilhante, mas preferiu destacar o domínio sobre os baianos.

- Claro que não jogamos 100% do que estamos acostumados, nós oscilamos. Tivemos 60, 70% do controle do jogo. O adversário saiu no segundo tempo para tentar empatar. Tivemos três ou quatro chances muito claras de matar a partida. Precisamos ter um pouco mais de calma. Mesmo diante das dificuldades, prevaleceu aquele que buscou o seu melhor. O resultado nos coloca de volta naquele envolvimento todo (disputa pelo G-4) e nos coloca de cadeira neste domingo para ver o desempenho dos adversários. Mas os resultados dos outros não importam. Temos de manter nosso planejamento por vitórias – frisou.

O Botafogo volta a jogar no próximo sábado, contra o Atlético-MG, fora de casa. O Glorioso tem 48 pontos e está na quinta posição.