Total de visualizações de página

Japão ou Coreia do Sul: possível destino de Lucio Flavio em 2011

Botafogo ainda discute internamente continuidade do capitão, e empresário defende saída de General Severiano na próxima temporada

Por Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro

Lucio Flavio no treino do Botafogo: dúvida quanto
ao futuro (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

Viver entre críticas e aplausos faz parte da rotina de Lucio Flavio. Mas as vaias até mesmo num dia de vitória podem ter decretado o fim de seu ciclo no Botafogo. Apesar de ter dito que sua paciência não tem limite, o jogador de 31 anos mostrou-se muito incomodado com a situação, o mesmo acontecendo com dirigentes alvinegros e seus empresários. Com isso, o futebol asiático pode ser o destino do camisa 10 na próxima temporada.

Por causa da longa e fraternal relação com Lucio Flavio, alguns dos dirigentes do Botafogo pensam muito antes de decidir se buscam, ou não, a renovação do contrato que vence em 31 de dezembro. Ao mesmo tempo que reconhecem o desgaste, não se conformam com a reação destemperada da torcida. Outros cartolas, entretanto, enxergam a questão mais friamente, e entendem que sua continuidade não seria benéfica para as duas partes.

Hoje, a chance maior de Lucio Flavio permanecer é caso o Botafogo se classifique para a Libertadores. O técnico Joel Santana, que neste caso teria ainda mais chances de ficar no clube, disse claramente que pretende contar com o capitão em 2011. No entanto, até mesmo quem cuida da carreira do jogador acredita que este é o momento de mudar de ares para preservar a boa relação com o Alvinegro, que resultou em 233 partidas, 64 gols e dois títulos estaduais (2006 e 2010).

- Vou falar minha opinião pessoal, que não é necessariamente a do jogador ou a da diretoria. Acho que na vida tudo tem prazo de validade, e a do Lucio no Botafogo acabou. Vamos conversar com todos para saber se realmente vale a pena o risco de haver mais desgaste. Afinal, após quase 240 jogos, ele pode continuar a ser contestado. Além disso, será que vai valer o custo de mantê-lo? Queremos que ele saia do Botafogo pela porta da frente, ao contrário do que aconteceu em 2009, mantendo a ótima relação que tem no clube - disse Márcio Bittencourt, um dos agentes que cuidam dos interesses do jogador, referindo-se à transferência para o Santos, no primeiro semestre do ano passado.

Experiência frustrada na Arábia Saudita

Assim, ainda sem iniciar de forma efetiva as conversas para uma renovação com o Botafogo, Lucio Flavio pode voltar ao futebol da Ásia em 2011. No entanto, depois da má experiência no Al-Ahli, da Arábia Saudita, em 2005, o jogador seguiria para Coreia do Sul ou Japão. Clubes destes dois países já fizeram sondagens.

Sandro Becker, outro representante de Lucio Flavio, garante ainda não haver qualquer proposta oficial pelo jogador, seja do Botafogo ou de outro clube. Por isso, ele afirma que o momento é de esperar o desfecho da equipe no Campeonato Brasileiro para que haja uma definição.

- A gente fica triste ao olhar o último acontecimento, porque não é legal ver o jogador ser xingado. O Lucio ficou abalado, mas sabe assimilar bem. Por isso, se tiver que ficar, será de forma tranquila. Mas aguardar faz parte do processo. É preciso esperar o Botafogo saber o que pretende para o ano que vem. Ainda vamos conversar e estamos na expectativa - disse.