Total de visualizações de página

G-3 pode voltar a ser G-4: Conmebol decide mudança em 18 de outubro

Pedido da CBF pela reversão da decisão da entidade será discutido em reunião dos representantes do Conselho Executivo

Por Mariana Kneipp
Rio de Janeiro

O número de vagas do Brasil na Libertadores de 2011 ainda não foi decidido. Depois da decisão que transformou o G-4 do Campeonato Brasileiro em G-3, a Conmebol recebeu um pedido da CBF para reverter a mudança no regulamento e resolveu que o assunto será posto em pauta na reunião do Conselho Executivo da entidade, em 18 de outubro.

- A mudança não está confirmada. Essa é uma decisão que cabe ao Conselho Executivo e que será discutida no dia 18 de outubro. O Conselho se reunirá nesse dia para debater diversos assuntos, e esse é um deles – afirmou o diretor de comunicação da Conmebol, Nestor Benítez.

Na CBF, ainda prevalece o silêncio. Diretor de comunicação da entidade, Rodrigo Paiva afirmou que não houve resposta da Conmebol em relação ao pedido do presidente Ricardo Teixeira para que a decisão fosse revertida.

Caso a vontade da CBF seja aceita na reunião, neste momento, o Atlético-PR estaria entrando na zona de classificação para a Libertadores. Quinto colocado no Brasileirão, atrás do Internacional (já classificado), o Furacão tem 42 pontos, mesmo número do Botafogo, mas soma duas vitórias a mais.

Entenda o caso

Em 22 de setembro, a Conmebol anunciou que o título da Libertadores deixaria de representar uma vaga extra ao país campeão. Como o Internacional venceu em 2010, o Brasil só poderia classificar três times pelo Brasileirão – sendo que o terceiro terá de disputar a fase de qualificação do torneio. A quarta vaga já é do Santos, dono do troféu da Copa do Brasil. A mudança no regulamento se deu porque a Conmebol decidiu que o campeão da Copa Sul-Americana também teria uma vaga na Libertadores do ano seguinte.