Total de visualizações de página

Seleção da 34ª rodada valoriza jogadores que contribuíram com o ataque

Cruzeiro é destaque em time com atletas de Botafogo, Flamengo, Santos, Corinthians e Inter. Ceni e Correa entre tops do Troféu Armando Nogueira

GLOBOESPORTE.COM
São Paulo



A seleção da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro está recheada de jogadores que contribuíram ofensivamente para seus times saírem de campo com atuações convincentes. Entre os eleitos depois de apuradas as notas dadas por analistas da Rede Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM, o Cruzeiro emplacou quatro representantes com a emocionante virada sobre o Sport. Botafogo, Flamengo e Santos, que venceram com autoridade, têm dois jogadores cada no time ideal, que conta ainda com Ronaldo, estrela solitária do Corinthians, e Fabiano Eller, que ao menos manteve acesa a esperança do Inter na competição.

ASSISTA AO VÍDEO ACIMA COM A VIRADA DO CRUZEIRO SOBRE O SPORT

O goleiro com a melhor avaliação foi Jefferson, do Botafogo, que se firmou na posição depois de três concorrentes serem testados e pode ser apontado como um dos símbolos da reação do Glorioso, que abriu cinco pontos de vantagem sobre a zona de rebaixamento depois de bater o Coritiba por 2 a 0, no Engenhão, partida em que foi exigido em várias oportunidades pelo ataque comandado por Marcelinho Paraíba, o líder do Troféu Armando Nogueira, com a melhor média entre todos os jogadores do campeonato.

Nas laterais, dois jogadores que abusaram das jogadas ofensivas. Jonathan, do Cruzeiro, partiu para cima da defesa do Sport e causou a expulsão de Andrade, o que facilitou para a virada do seu time, que saiu de uma desvantagem de dois gols mas venceu por 3 a 2, resultado que mantém a Raposa na briga pelo título e que praticamente selou a queda do clube pernambucano. Pela esquerda, o botafoguense Diego deu assistência em ótimo lançamento para Renato abrir o placar no Engenhão e ainda avançou com qualidade durante a partida.

No miolo da defesa aparecem zagueiros que marcaram gols. Em Barueri, já que o ataque do Inter não resolveu, coube a Fabiano Eller a missão de pelo menos empatar a partida e manter o Colorado vivo no Brasileirão. Ao lado de Eller, Leonardo Silva foi escalado depois de marcar de cabeça e iniciar a recuperação da Raposa no Recife.


Marquinhos Paraná, Madson, Neymar, Ronaldo e Adílson receberam nota 8,0 nesta rodada

O meio-campo do time ideal tem Maldonado e Petkovic, jogadores fundamentais na vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG, em pleno Mineirão. O sérvio fez mais um gol olímpico e abriu o marcador. Já o chileno ampliou ao registrar seu primeiro tento com a camisa Rubro-Negra e ajudou a segurar o ímpeto do Galo. Ainda pelo setor, o cruzeirende Marquinhos Paraná, um dos quatro jogadores que receberam nota 8,0 na rodada, se destacou pelo suporte que deu para seu time partir quase todo ao ataque e inverter o marcador na Ilha do Retiro depois das ousadas alterações de Adílson Batista, o técnico da rodada.

Ainda pelo meio, mas com características bem ofensivas, Madson foi escolhido depois de atuar por cerca de trinta minutos e incendiar a partida no Pacaembu, com uma bola no travessão e uma assistência para o gol de Neymar, que selou o triunfo do Santos sobre o Náutico, deixou o clube paulista aliviado do risco de cair e colocou os visitantes na vice-lanterna. Além do baixinho, Neymar também saiu do banco para brilhar e não só fechou o marcador como anotou o segundo do Peixe, o que também rendeu ao garoto uma vaga na seleção.

O comando do ataque do time ideal ficou sob a responsabilidade de Ronaldo, que no duelo de ídolos do Corinthians ofuscou Marcelinho Carioca com um show, também no Pacaembu, mas no domingo. O Fenômeno abriu o placar depois de pedalar na frente do adversário e soltar uma bomba, com a perna esquerda, no ângulo. No segundo gol, o camisa 9 protegeu a bola e deu passe milimétrico para Dentinho fechar o marcador e deixar o Santo André em situação dramática na tabela de classificação.

TROFÉU ARMANDO NOGUEIRA

As principais mudanças no Troféu Armando Nogueira foram as entradas de Rogério Ceni e Correa na lista dos tops depois de participarem de 34% dos jogos do campeonato, o número mínimo necessário para entrar na disputa do prêmio, que leva em consideração a média de cada jogador no Brasileirão.

Tanto o goleiro do São Paulo como o volante do Atlético-MG já apareceram como os mais bem avaliados em suas posições. Correa, com média 6,33, desbancou o palmeirense Pierre, e Ceni (6,38) ultrapassou Gledson, do Náutico. Apesar das novidades, os três primeiros da lista seguem os mesmos: Marcelinho Paraíba, Fernandinho e Petkovic.

OS LÍDERES DO TROFÉU ARMANDO NOGUEIRA
JOGADOR TIME POSIÇÃO JOGOS MÉDIA

1º Marcelinho Paraíba Coritiba Atacante 29 6,71
2º Fernandinho Barueri Atacante 19 6,55
3º Petkovic Flamengo Meia 18 6,42