Estádio do Botafogo será o palco do futebol carioca nos próximos três anos, e projeto é anunciado para colocá-lo também no mundo do entretenimento
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
A Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, o palco futebol carioca nas próximas três temporadas... Estas são apenas três das razões do projeto que prevê mudanças no estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, que ganhará cara nova a partir de 2010. E um "novo" nome também. Tudo para entrar definitivamente no mercado de entretenimento, tornando-se mais do que uma praça esportiva, mas também um negócio rentável.
Em apresentação realizada nesta quarta-feira, o projeto de gestão de publicidade do estádio foi lançado pelo empresário Luiz Calainho e a empresa Pepira Empreendimentos, e o Engenhão já começa como mais um ponto para a tradicional chegada do Papai Noel no fim do ano, micaretas e shows internacionais - o primeiro está para ser confirmado brevemente: Paul McCartney, o eterno ex-baixista e vocalista dos Beatles, deve se apresentar no estádio em março.
Segundo matéria publicada na edição desta quinta-feira do jornal "O Globo", o diretor-executivo do Botafogo, Sergio Landau, garantiu não haver preocupação com o fato de o estádio estar identificado com o clube de General Severiano - o Alvinegro foi o único participante, em 2007, da licitação para arrendá-lo por 20 anos. Construído para os Jogos Pan-Americanos daquele ano, o local agora passa por uma concessão municipal.
- Queremos ter uma administração rentável e dar as melhores condições aos visitantes - disse Landau.
Um dos pontos do projeto prevê, inclusive, uma mudança significativa. Oficialmente, continua valendo a alcunha de "Olímpico João Havelange", mas o apelido "Engenhão", uma referência ao bairro do Engenho de Dentro, onde fica o estádio, pode perder a sua força. As empresas responsáveis pelas mudanças irão anunciar o parceiro que dará ao local a sua marca, acompanhado de um pomposo complento: Stadium Rio.
- O apelido Engenhão não retrata o que o estádio oferece e vai oferecer - afirmou Calainho, confirmando a manutenção da certidão de batismo. - (O nome João Havelange) É absolutamente independente de qualquer bandeira e torcida.
O investimento será de R$ 20 milhões, e apenas com eventos esportivos é esperada uma arrecadação anual de R$ 3 milhões - em 2010 serão 136 partidas de futebol, do Campeonato Carioca ao Brasileirão, passando por Copa do Brasil, Taça Libertadores e Copa Sul-Americana.
E o entretenimento? Além de ser palco para shows, o Engenhão ganhará três restaurantes e praças de alimentação em cada um dos setores (Norte, Sul, Leste e Oeste). Até o fim de 2011 estão previstos um centro médico, uma universidade e um centro de treinamento para as seleções que tiverem o Rio como sede durante o Mundial de 2014. As informações são do jornal "O Globo".