Técnico reconhece dificuldades, mas lembra que Alvinegro depende apenas de suas forças para seguir na Série A em 2010
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Além do adversário, que é o líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo pode ter a falta de motivação como adversário na partida contra o São Paulo, neste domingo. Mas segundo o técnico Estevam Soares, o grupo alvinegro, apesar do risco de rebaixamento – principalmente após a derrota por 3 a 0 sobre o Barueri, na última rodada –, está motivado para buscar a vitória que pode deixar sua situação um pouco menos dramática (assista ao vídeo ao lado).
- Quando você briga em cima, existe uma responsabilidade grande com a euforia do sucesso, que é diferente da catarse e da depressão. O time não está depressivo. Independentemente do jogo contra o Barueri, o elenco se encontra confiante com o que pode acontecer. Existe um clima de desconfiança, mas a equipe está confiante - afirmou o treinador, em entrevista ao programa Arena SporTV.
Estevam Soares admitiu que, desde que deixou o Barueri na sétima posição do Brasileiro para assumir o Botafogo, então 15º, tinha consciência de que sua luta seria na parte de baixo da tabela. Entretanto, mais uma vez revelou sua insatisfação com os, segundo ele, muitos erros de arbitragem que prejudicaram o Alvinegro ao longo da competição.
- Minha vida desportiva era em São Paulo. Lá sempre ouvimos que os times do Rio de Janeiro eram beneficiados, mas neste campeonato vi algo completamente diferente. Parecia que o Botafogo, em termos de arbitragem, era o de Ribeirão Preto. Os erros acontecem. Só fica estranho quando eles são em série - observou.
Apesar das dificuldades criadas pelo próprio time e por fatores externos, Estevam Soares se diz otimista em relação ao futuro do Botafogo na reta final do Campeonato Brasileiro. Para o treinador, o grupo tem qualidade suficiente para reagir, mas precisará de cabeça fria.
- O Botafogo não tem um mau time. Se tivesse uma preparação organizacional diferente no começo, poderia estar em outra situação. É preciso que ter tranquilidade, força e cautela para sair dessa situação. O Botafogo depende só dele. Temos dois jogos dificílimos, mas dependemos só de nós mesmos, e temos ido bem contra as equipes de cima da tabela - avaliou.