Total de visualizações de página

Em busca de inédita semifinal, Botafogo recebe o Cerro Porteño

Vitória por 1 a 0 sobre time paraguaio, nesta quarta-feira, no Engenhão, coloca Alvinegro em seu degrau mais alto na Copa Sul-Americana

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM


                André Lima é uma das esperanças de gol do Botafogo contra o Cerro Porteño

Em 2009, o Botafogo celebrou o aniversário de 16 anos da conquista da Copa Conmebol, e nesta quarta-feira, buscará dar mais um passo rumo ao título de sua descendente. O Alvinegro recebe o Cerro Porteño, no Engenhão, com o objetivo de alcançar o inédito feito da classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana. Com isso, o grupo de Estevam Soares dá uma pausa na luta contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro e concentra suas atenções naquele que pode ser o único título da temporada. O jogo de volta das quartas de final do torneio será transmitido ao vivo pela Rede Globo e pelo SporTV 2. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 21h50m (de Brasília).

Na primeira partida, realizada no dia 21 de outubro, no Paraguai, o Cerro Porteño venceu por 2 a 1. O resultado dá ao Botafogo o direito de fazer 1 a 0 e se classificar para a semifinal. O Alvinegro, no entanto, será eliminado se empatar ou vencer por um gol de diferença sofrendo dois ou mais gols (3 a 2, 4 a 3, 5 a 4...). Se derrotar os paraguaios por 2 a 1, a decisão será nos pênaltis. O Glorioso disputa a Sul-Americana desde 2006 e jamais passou das quartas de final. No ano passado, foi eliminado pelo Estudiantes, da Argentina.

O Botafogo prega a filosofia de esquecer momentaneamente o Campeonato Brasileiro e pensar somente na Copa Sul-Americana. Mas é inegável que a vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, no último domingo, deu um grande ânimo ao grupo para o jogo contra o Cerro Porteño. Embora saiba que tem uma missão difícil em âmbito nacional, já que luta para permanecer na Série A, o Alvinegro lembra que o título internacional seria o único motivo real de orgulho numa temporada marcada por resultados pouco expressivos.

- Falamos com os jogadores sobre o quanto este título seria importante para jogadores, torcida, comissão técnica e, principalmente, para o clube. A instituição Botafogo vive de conquistas. Por isso, a aplicação deve ser a mesma que apresentamos diante do Internacional - afirmou o treinador.

Estevam Soares optou por escalar o que tem de melhor diante do Cerro Porteño, mas terá os desfalques de Leandro Guerreiro, com uma lesão no joelho, e Wellington, com dores na virilha. Com isso, Fahel ganhará nova oportunidade no meio-campo, e Gabriel pode ganhar uma chance na lateral esquerda. Neste caso, Diego atuaria como zagueiro, embora Teco também concorra a uma vaga na defesa.

Sem Guerreiro e Wellington, Botafogo terá Reinaldo e André Lima no ataque


Ag./Reuters

Fahel cabeceia a bola em jogo de ida contra o Cerro, no Paraguai

O treinador decidiu abrir mão da estratégia de escalar três atacantes de ofício. Com isso, Renato entra para fazer a aproximação com Reinaldo e André Lima. Jobson, que se destacou em suas primeiras partidas, caiu de produção e voltará ao banco de reservas. Para Reinaldo, mais importante do que a formação é a motivação do time e o apoio dos torcedores no Engenhão.

- Nesta altura da temporada, não adianta mais vaiar um ou dois jogadores, pois o rendimento de toda a equipe vai cair. A hora é de transmitir força, porque se algum atleta não estiver bem, vai se superar.

O Cerro Porteño, que treinou no Engenhão na noite desta segunda-feira, terá o desfalque do ala-esquerdo Recalde, autor do primeiro gol na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo. O técnico Pedro Troglio tem duas dúvidas, ambas por lesão. O zagueiro Irrazábal, com uma lesão muscular, e o atacante argentino Nanni, com dores lombares, podem não enfrentar o Alvinegro. A certeza é a escalação de César Ramírez, o Tigre, que defendeu o Flamengo em 2005.

Ficha técnica:

BOTAFOGO CERRO PORTEÑO

Jefferson, Alessandro, Juninho, Diego e Gabriel; Fahel, Jônatas, Lucio Flavio e Renato; Reinaldo e André Lima. Barreto, Piris (Irrazábal), Herner, Torrén e Cardozo; Cáceres, Brítez, Villarreal e Cristaldo; Ramírez e Ávalos (Nanni).

Técnico: Estevam Soares.
Técnico: Pedro Troglio.

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 04/11/2009.
Árbitro: Roberto Silvera (URU).
Auxiliares: Walter Rial (URU) e Maurício Espinosa (URU).

Transmissão: A Rede Globo e o SporTV exibem a partida ao vivo.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h50m (de Brasília).