Total de visualizações de página

Goleiros reclamam das paradinhas

Goleiros reclamam das paradinhas

Após a última rodada do Campeonato Brasileiro, com três gols dessa forma, os que são mais prejudicados pedem que os critérios sejam revistos

GLOBOESPORTE.COM Em São Paulo

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, Roger (Grêmio), Alex Mineiro (Palmeiras) e Alan Bahia (Atlético Paranaense) reacenderam uma antiga polêmica do futebol: a paradinha no pênalti é legal? Os três fizeram gols usando a mesma artimanha de dar uma pausa antes da cobrança para deslocar os goleiros. E os goleiros são os que mais reclamam.

Muitos deles justificam que ficam sem ação depois que o batedor breca e eles caem. No chão, não conseguem alcançar a bola, que costuma ir no outro canto e balançar a rede. - É tudo contra o goleiro. O goleiro não pode se mexer e o jogador de linha pode fazer paradinha. Seria melhor dar o gol direto então.

Falta na área é gol! - exagera Clemer, goleiro do Internacional. Até quem já fez gol de paradinha acha que as atuais passam do limite. Rogério Ceni, o goleiro-artilheiro do São Paulo e que já marcou muitos gols de pênalti, engrossa as críticas.

- Essa paradinha que está sendo usada, até mesmo eu já bati um pênalti assim este ano, ela não pode ser usada. Pode diminuir a velocidade, parar um pouco antes, mas a partir do momento que chega à bola não pode parar, tem de efetuar a cobrança - diz o tricolor. Bosco, reserva de Ceni, pede uma revisão na regra. - O batedor tem esse recurso, e o goleiro não tem nenhum.

Se dou uma passada qualquer o árbitro manda voltar. Eu acho que deveriam pensar nisso, porque já tem muita vantagem para o batedor, como um gol grande...

Julio Cesar, do Corinthians, deixa o seu protesto.

- É uma covardia. Infelizmente, o futebol foi feito para quem faz gol e não para quem defende. Daqui a pouco vai ser impossível pegar pênalti.A reclamação vem até de quem não é goleiro. O meia Kleberson, do Flamengo, também acha que os cobradores exageram na vantagem na hora da paradinha. - A paradinha complica a vida dos goleiros. O gol já é grande e eles tentavam sair um pouco antes para tentar chegar até a bola. Agora, vão ter de esperar até onde der para sair.

Contra a 'frenada'
O uruguaio Castillo, goleiro do Botafogo, conta que em seu país a paradinha é chamada de "frenada". Mas, mesmo do outro lado da fronteira, os arqueiros também são contra.

- Com os jogadores utilizando mais esse artifício, fica complicado para nós. O pênalti já é uma vantagem muito grande para o batedor. Não precisa disso...

Quem usa, gosta...
Se no Botafogo Castillo reclama, Lucio Flavio, autor de 12 gols de pênalti no ano, é favorável. Mas, claro, sem exagero.

- Não faço essa paradinha como a do Roger e do Alex Mineiro. A minha é mais longe da bola, sempre observando o goleiro - completa.