Em clima conturbado, Botafogo e Grêmio se enfrentam
Alvinegro tem técnico em situação complicada e Tricolor ainda vive sob impacto da saída de Roger
Gustavo Rotstein Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
É comum dizer que todo jogo do Campeonato Brasileiro é uma decisão. Mas esse fator será ainda mais destacado neste domingo. Em situação de extrema pressão, o Botafogo recebe o Grêmio às 18h10m, no Engenhão, numa partida que pode significar a saída do técnico Geninho. O time gaúcho tinha tudo para estar totalmente motivado, já que é o vice-líder da competição. Mas a saída repentina e turbulenta de Roger deu um tempero diferente ao ambiente tricolor.
O Premiere transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. O resultado da partida deste domingo poderá ser determinante para o futuro de Geninho no Botafogo.
Existe a intenção em alguns membros da diretoria do clube de não continuar com o treinador em caso de um novo tropeço do time em casa. No entanto, o técnico se mostra tranqüilo quanto ao futuro. - A especulação é algo natural, mas não me preocupo. Sei que não adianta ter feito um trabalho de alto nível se os resultados não forem bons. No entanto, acredito que vamos reagir.
Jorge William/Ag. O Globo
Tulio diz que Bota não pode demorar a reagir
Sem vencer há três partidas e sem marcar gols há duas, o Botafogo tem a consciência de que os três pontos sobre o vice-líder do Brasileiro seriam ideais para a esperada reação. Os jogadores têm a consciência de que o 16º lugar não é confortável, e não se deve esperar muito para sair dessa situação incômoda. - Depois de disputarmos tantas decisões ultimamente, é mais difícil acostumar com o ritmo do Brasileiro.
Mas nessa competição, todos os jogos são decisivos. Se ficarmos retardando a reação, a situação vai se complicar - alerta o volante Túlio. O Botafogo tem dois jogadores suspensos para o jogo contra o Grêmio.
Os zagueiros Ferrero e Andre Luis não jogam, e Edson ganha nova oportunidade entre os titulares. Em compensação, o meia Lucas Silva poderá fazer sua estréia, já que teve sua transferência regularizada. Ele ficará no banco de reservas neste domingo. Diguinho, que não esteve em campo na última rodada, volta após cumprir suspensão.
Entregues ao departamento médico, Luciano Almeida e Triguinho não jogam, dando lugar a Zé Carlos. A dúvida é Carlos Alberto, que ainda sente dores no tornozelo. Um novo Grêmio sem Roger O jogo contra o Botafogo marca o início de um novo momento para o Grêmio no Campeonato Brasileiro.
A saída de Roger mexe com a estrutura do time. Curiosamente, a equipe talvez fique ainda mais operária, um termo adotado pelo próprio atleta. - Vamos procurar equilibrar a equipe sem o Roger. Ele foi muito importante para nós todos, e se destacou justamente porque tinha uma participação coletiva muito nítida - comenta o técnico Celso Roth.
Divulgação/Site Oficial do Grêmio
Sem Roger, esquema do Grêmio muda
A saída de Roger coincide com uma mudança estrutural no time tricolor, que, nos treinos da semana, passou do 3-5-2 para o 3-6-1.
Rodrigo Mendes substitui o camisa 10. Rudnei também entra na equipe, que deixa de ter dois atacantes para ficar com apenas um, o colombiano Perea - Marcel vai para o banco. Roth precisa lidar com outros desfalques.
Léo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, está fora do jogo. O mesmo vale para o volante Eduardo Costa, afastado dos treinos porque sente dores no tornozelo. É no mesmo local o incômodo do zagueiro Pereira, que tem chances remotas de começar a partida.
Jean e William Thiego entram na zaga. No meio, volta Rafael Carioca. Depois do Botafogo, o Grêmio visita o Santos. A seqüência de duas partidas fora de casa testará a capacidade de pontuar do Tricolor. - São dois jogos complicados, dois clássicos, mas temos como meta somar pontos, e é que vamos buscar - diz Roth.
Ficha técnica:
BOTAFOGO
Castillo, Renato Silva, Leandro Guerreiro e Edson; Alessandro, Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista.
GRÊMIO
Victor, Jean, William Thiego e Réver; Paulo Sérgio, Willian Magrão, Rafael Carioca, Rudnei, Rodrigo Mendes e Hélder; Perea.
Técnico: Geninho.
Técnico: Celso Roth.
Estádio: Engenhão. Data: 06/07/2008. Árbitro: Cláudio Luciano Mercante Junior (PE). Auxiliares: Jossemmar José Diniz Moutinho (PE) e Fabiano da Silva Ramires (ES).
Transmissão: O canal Premiere exibe a partida para todo o Brasil em sistema de pay-per-view.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 18h10m (de Brasília)