Carrasco há dois anos, Ney tenta levar Bota à primeira vitória sobre o Ipatinga
Técnico do time mineiro em 2006 tem missão de fazer o Botafogo engrenar no Campeonato Brasileiro
GLOBOESPORTE.COM No Rio de Janeiro
Alexandre Cassiano/AGÊNCIA O GLOBO
Depois de derrotar o Botafogo em 2006 pelo Ipatinga, Ney Franco está do lado oposto
Quando estão em campo Botafogo e Ipatinga, não há dúvida de quem é o clube com mais tradição. Mas se a análise for pela ótica dos números, a história é diferente. No 14º lugar, o Alvinegro buscará nesta quarta-feira, no Engenhão, sua primeira vitória sobre o time mineiro, que ocupa a lanterna no Campeonato Brasileiro.
O Premiere transmite a partida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 19h30m. Está certo que o confronto entre Botafogo e Ipatinga é recente e se resume a duas partidas, ambas pela Copa do Brasil de 2006. Mas os mineiros, que na época não estavam sequer na Série B do Brasileirão, surpreenderam o Alvinegro, vencendo os dois jogos.
O treinador era um certo Ney Franco, que depois ganharia fama e seria contratado pelo Flamengo, chegando ao título da competição daquele ano e no ano seguinte do Carioca, pelo Rubro-Negro. No jogo de ida, o Ipatinga fez 3 a 0 no Botafogo, com um futebol envolvente. O Alvinegro tentou a reação no Maracanã, mas sofreu nova derrota, dessa vez por 3 a 1. A equipe mineira chegou à semifinal da Copa do Brasil de 2006, sendo eliminada apenas pelo campeão Flamengo. Agora o treinador está do outro lado, e conquistar a vitória é fundamental.
Não apenas para amenizar esses números desfavoráveis, mas para retomar de vez a confiança da equipe, que já aumentou com o empate em 2 a 2 com o Santos, na Vila Belmiro, e engrenar a sonhada recuperação do Botafogo no Brasileiro. - Não é apenas porque o Ipatinga está no último lugar que será um jogo fácil. Eles têm atuado melhor fora do que dentro de casa. Tanto que empataram com o São Paulo no Morumbi. Não podemos cair na armadilha de achar que venceremos apenas porque temos o mando de campo - avisa Ney Franco.
INGRESSOS EM PROMOÇÃO! CLIQUE E SAIBA COMO COMPRAR!
INGRESSOS EM PROMOÇÃO! CLIQUE E SAIBA COMO COMPRAR!
Túlio lamenta que o Botafogo não tenha vencido o Santos e iniciado a reação na última rodada. Mas reconhece que a equipe tem, agora, uma grande oportunidade de dar início à campanha esperada pelo grupo. - Nossa obrigação é buscar a vitória desde o primeiro minuto, mas não se pode desrespeitar o Ipatinga pelo que tem feito nas últimas rodadas. Não deve haver ansiedade exagerada, é preciso tranqüilidade.
O Botafogo não vai poder contar com Carlos Alberto pelo quarto jogo seguido, já que o meia ainda se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo. Ainda com um problema muscular, Alessandro também continua ausente. Em compensação, o atacante Gil deverá fazer sua estréia, e ficará no banco. Leandro Guerreiro volta, após cumprir suspensão, mas estará entre os reservas.
Ipatinga tenta se recuperar após derrota para o Figueirense
Agência/Lancepress
Ipatinga espera repetir contra o Bota a boa atuação diante do São Paulo
Depois de conseguir dois empates, em duas boas atuações contra Cruzeiro e São Paulo, o Ipatinga voltou a ser derrotado no Brasileirão: dentro de casa, no Ipatingão, o time de Ricardo Drubscky perdeu para o Figueirense por 1 a 0 e está na lanterna da competição, com apenas sete pontos em 11 jogos.
Para tentar reverter a situação do Tigre, o comandante da equipe do Vale do Aço tem pelo menos três boas notícias para a partida contra o Botafogo, no Engenhão. Thiago Vieira, Márcio Gabriel e Leo Oliveira, que não enfrentaram o Figueira na última rodada, aparecem como opções para Drubscky. Os dois primeiros cumpriram suspensão automática contra o Figueira e estão liberados para enfrentar o Alvinegro. Thiago Vieira entra na zaga no lugar de Henrique, e Márcio Gabriel fica como opção no banco. Já Leo Oliveira deve voltar ao time titular na vaga de Xaves. No gol, Fred ainda se recupera de contusão, e Rodrigo Posso segue com a camisa 1.
Ficha técnica:
BOTAFOGO
IPATINGA
Castillo, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Thiaguinho, Túlio. Diguinho, Lucio Flavio e Zé Carlos; Jorge Henrique Wellington Paulista.
Rodrigo Posso, Leandro Salino, Gian, Thiago Vieira e Rodriguinho; Paulinho Dias, Leo Oliveira, Augusto Recife Sandro; Adeílson e Marinho.
Técnico: Ney Franco.
Técnico: Ricardo Drubscky.
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 16/07/2008. Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA). Auxiliares: Adson Márcio Lopes Leal (BA) e Gelson Pimentel Rodrigues (ES).
Transmissão: O Premiere transmite a partida ao vivo em sistema de pay-per-view.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir das 19h30m (de Brasília)