Total de visualizações de página


Violência x Futebol: 'SporTV Repórter' revela realidade alarmante do Brasil

Programa mostra o lado violento de algumas torcidas e entrevista líderes de organizadas, familiares de vítimas e profissionais que pesquisam o assunto

 

Por SporTV.com São Paulo



Pentacampeão, o Brasil se orgulha de ter o futebol com mais títulos mundiais da história com sua seleção. E o país que respira o esporte decepciona em outro aspecto, também ligado ao futebol,  capaz de provocar um sentimento totalmente oposto: causa vergonha e medo. Pesquisas revelam números alarmantes quando o assunto é a morte de torcedores. O "SporTV Repórter" mergulhou na questão e mostra estatísticas, além de relatos de líderes de torcida, histórias tristes de brigas e vítimas da violência das organizadas, e depoimentos de familiares de torcedores que perderam a vida (assista ao vídeo).

A morte de Pâmella Munike Gonçalves Volpato, de 17 anos, é um dos casos relembrados pelo programa. Ela perdeu a vida ao ser atingida por um tiro na cabeça, em novembro de 2011, em Goiânia. O fato deu início a uma ciranda de violência, como é chamado um ciclo de vingança entre os torcedores da cidade - foram oito mortes em 2012.

A morte de Pâmella, em um dia que não havia jogo, revela mais uma faceta deste mundo paralelo relacionado ao futebol: as brigas nem sempre acontecem nos estádios ou entorno e, muitas vezes, as mortes envolvendo torcedores ocorrem em dias sem futebol. Para as facções violentas, o jogo acaba se tornando um detalhe.

- É complicado no aspecto de que as situações muitas vezes não acontecem dentro da praça esportiva. Lá tem policiamento ostensivo. O problema maior ocorre sempre fora do estádio, em dia de semana, em lugar afastado, periférico. É um problema de segurança e também um problema cultural e de educação - considerou o juiz de direito da 1ª Vara Criminal de Goiânia, Jesseir Coelho de Alcântara.

Violência x Futebol é tema do SporTV Repórter (Foto: Reprodução SporTV) 
 
Brigas entre torcidas e número de mortes revelam lado violento do futebol no Brasil (Foto: Reprodução SporTV)
 
O programa entrevistou parentes de vítimas e também os agressores. Ele mostra ainda como funciona o universo das torcidas organizadas, o poder que elas possuem dentro dos clubes, e como o Brasil pretende dar um basta neste cenário de violência no futebol.

O caso recente da morte do torcedor Kevin Espada também mereceu destaque. Embora não tenha acontecido no país, envolveu torcedores brasileiros, na partida entre San José e Corinthians, em Oruro, na Bolívia. O menino morreu após ser atingido por um sinalizador, disparado por um torcedor corintiano. 

O "SporTV Repórter" com o tema "Violência x Futebol" vai ao ar neste domingo, às 22h (horário de Brasília).