Total de visualizações de página

Gepe apoia clássicos em São Januário, desde que com base nas condições estabelecidas

Comandante Fiorentini confirma informação de René Simões, mas ressalta que clubes devem concordar com divisão da torcida em 90% para uma equipe e 10% para outra

 

Bruno Braz - 28/03/2013 - 16:18 Rio de Janeiro (RJ)

 
O diretor-executivo do Vasco, René Simões, informou nesta quinta-feira que o Vasco tem garantias de autoridades para realizar clássicos em São Januário no Campeonato Brasileiro. No que se refere ao Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), a possibilidade pode acontecer desde que se respeite o que foi pré-estabelecido em relação à divisão das torcidas.

No entender do Gepe, por medida de segurança é possível ter clássico na Colina mediante a divisão da torcida em 90% para uma equipe e 10% para outra.

- Eu não declarei isso, eu escrevi isso há um ano e meio, quando o Ministério Público me fez esta consulta. Contanto que se respeite esta questão dos 90%, o Gepe autoriza a realização de clássicos em São Januário, mas aí os clubes precisam chegar a um acordo, e aí isso não compete ao Gepe - declarou Fiorenti ao LANCE!Net.

  
   
São Januário poderá receber clássicos no Brasileiro caso Vasco respeite as medidas (Foto: Bruno de Lima)

A questão do acordo foi justamente o que não ocorreu e que inviabilizou a realização do clássico entre Vasco e Botafogo, neste domingo, em São Januário. Os alvinegros desejavam ter 50% da capacidade e 50% da renda da partida, mas o Gepe vetou por medidas de segurança. Quando foi proposta a divisão de 90% da capacidade para os vascaínos e 10% para os botafoguenses, o Glorioso não aceitou, fato que fez com que o jogo fosse adiado para a próxima quarta-feira em Volta Redonda.

Numa espécie de "represália", o Vasco também não cedeu São Januário para o Botafogo enfrentar o Friburguense nesta quinta-feira, repassando a partida para o dia 10 de abril em Moça Bonita.

Embora autorize a realização de clássicos em São Januário mediante o respeito às condições pré-estabelecidas, o comandante Fiorentini destaca que a situação envolve uma série de outros fatores:

- Isso não depende só do Gepe. O Vasco assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e precisa cumprir uma série de exigências do Ministério Público, algumas já vem cumprindo e tem corrido atrás de outras. Mas isto também envolve o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil...

Antes mesmo do fechamento do Engenhão, o Gigante da Colina já trabalhava com um projeto visando convencer as autoridades a realizar clássicos em São Januário.