Total de visualizações de página

Especialista vê possíveis erros no Engenhão: aço ruim e falta de certificado

Engenheiro Antônio Eulálio diz ser cedo para apontar causas da interdição, mas acredita que estádio poderia ter material mais resistente à corrosão

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro



O engenheiro Antônio Eulálio, integrante do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea), apontou possíveis erros no projeto e na execução da obra do Engenhão. O estádio foi interditado na última terça-feira pelo prefeito Eduardo Paes, após uma empresa alemã apontar o risco de desabamento da cobertura.

Segundo Eulálio, o primeiro indício de descuido na obra é a presença de ferrugem em pontos da estrutura que cobre as arquibancada. Para o engenheiro, poderia ter sido utilizado um aço de melhor qualidade.

- É prematuro dizer que a causa é o material, apesar da oxidação. Agora, deveria ter sido usado um aço resistente à corrosão. O aço que foi usado no viaduto da Perimetral (concluído no início dos anos 70), por exemplo, que nunca sofreu uma manutenção, tem uma resistência 50% maior e um custo de apenas 10% a mais - disse.


Estádio Engenhão problemas na estrutura (Foto: Agência Reuters) 
Engenhão apresenta problemas na estrutura
(Foto: Agência Reuters)
 

Eulálio também apontou a provável inexistência de um certificado de obra. Um laudo confirmando a qualidade do estádio, inaugurado em 2007, poderia ter evitado a interdição, segundo o engenheiro.
- Outro problema é que não foi certificado. Uma obra com estrutura especial, de grande porte, com um grande vão, deveria ter sido certificada por uma empresa ceritificadora e, então, segurada. Arrisco dizer que não foi.

O especialista disse, no entanto, que será preciso esperar o laudo final sobre as condições da cobertura para determinar qualquer intervenção.

- Vai depender do local e das peças, que poderão ser reforçadas ou substituídas. Isso ainda não foi informado.

O Engenhão, cujo nome oficial é Estádio Olímpico João Havelange, foi construído entre 2003 e 2007 para servir aos Jogos Pan Americanos do Rio. A empresa que deu início à obra chegou a desistir do empreendimento e foi substituída por outra ao longo da construção. O local abrigará as competições de atletismo das Olimpíadas do Rio 2016.