Total de visualizações de página

Seedorf pretende mandar carta à Fifa sobre a situação de atletas expulsos

Meia do Botafogo acredita que a suspensão automática e o prazo para o julgamento dos casos de cartão vermelho podem criar injustiças

 

Por Fred Huber Rio de Janeiro


Seedorf botafogo coletiva (Foto: Marcelo Cortes / Agência Estado) 
Seedorf planeja escrever carta para a Fifa
(Foto: Marcelo Cortes / Agência Estado)
 
A expulsão na partida contra o Madureira, a sua segunda na carreira, fez Seedorf pensar bastante em como a regra é aplicada aos jogadores punidos. E ele acredita que o regulamento pode punir inocentes e prejudicar equipes em jogos importantes. Por isso, o camisa 10 do Botafogo planeja escrever uma carta para a Fifa sugerindo mudanças. O meia gostaria que não houvesse suspensão automática e que os julgamentos fossem bem mais rápidos.

No texto de seu Código Disciplinar, a Fifa diz: "Uma expulsão automaticamente incorre em suspensão na partida subsequente. A Comissão Disciplinar pode prorrogar a duração da suspensão".

No Campeonato Carioca, os julgamentos são agendados pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), que é ligado à Ferj, organizadora da competição. A apreciação do caso de Seedorf ainda não tem data marcada. Ele corre o risco de pegar um gancho de até 12 partidas. Contra o Vasco, na próxima quarta-feira, em Volta Redonda, o holandês cumpre suspensão automática e não estará à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira.

- É ruim ter uma decisão apenas cerca de duas semanas depois. Tinha que ser feito em dois dias, porque corre o risco de um clube ter que pagar por um erro que é do árbitro. Pode acontecer, somos todos humanos. É uma coisa que vou questionar na Fifa, vou escrever uma carta. Como nunca tinha acontecido comigo, não tinha pensado. Acho que seria mais justo para o futebol e ajuda a promover o Fair Play. Não poderia um jogador, por exemplo, perder uma final de Copa do Mundo por um erro de outra pessoa. Temos sempre que melhorar o futebol.

Fifa código disciplinar expulsão Seedorf (Foto: Reprodução) 
Reprodução do Código Disciplinar da Fifa. Em destaque, o trecho que fala que um jogador expulso de campo deve ser automaticamente suspenso da partida seguinte (Foto: Reprodução)


Na sexta-feira, o jogador comentou sobre sua expulsão e fez críticas ao árbitro. A postura dos jogadores do Madureira também irritou Seedorf, que reprovou o fato de os adversários terem "exigido" que o juiz mostrasse o cartão.

- Na Europa, se um jogador reclamar muito e pedir para dar cartão para outro, ele que vai receber o amarelo. Já aconteceu várias vezes. Nas imagens, vários atletas do Madureira pediram cartão para mim e outros do Botafogo.