Total de visualizações de página

Usain Bolt vence com folga desafio dos 150 metros em Copacabana

  • Recordista mundial cravou o tempo de 14s42
  • Cerca de três mil pessoas acompanharam a corrida na orla
Usain Bolt venceu o Desafio Mano a Mano na praia de Copacabana Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo
Usain Bolt venceu o Desafio Mano a Mano na praia de Copacabana Cezar Loureiro / 

Agência O Globo 
 
RIO - Num domingo de sol forte, um raio caiu na praia de Copacabana perto do meio-dia. Ele não veio do céu, e sim da Jamaica. Era Usain Bolt, que com o tempo de 14s42 — e certa folga — venceu os 150 metros rasos do desafio Mano a Mano. Foi a primeira prova do homem mais rápido do mundo na temporada, acompanhada de perto por três mil curiosos na orla da Zona Sul.

- Foi o meu primeiro sprint no ano, e eu não sabia o que esperar do tempo. Mas foi uma boa marca - disse o jamaicano pouco antes de falar sobre o Brasil - É um belo lugar, com belas pessoas. Quero voltar ao Brasil nas férias depois da temporada, mas ainda não sei como. Estou na expectativa pela Copa do Mundo 2014 e espero que a Jamaica também esteja aqui.


O antiguano Daniel Bailey foi o segundo colocado, com 14s88. O brasileiro Bruno Lins chegou em terceiro, com 14s91, e o equatoriano Alex Quiñonez foi o último colocado, com 15s90. Existia a expectativa que o jamaicano batesse o recorde mundial dos 150m, que também lhe pertence – 14s35 anotados no Mundial de Berlim, em 2009. Por conta disso a pista havia sido homologada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf). 

Logo após a prova, Bolt dançou funk na pista, acompanhado de outros atletas. Ele quebrou todos os protocolos. Antes da premiação, jogou as sapatilhas que usou para a plateia — e teve que ficar pulando de pé em pé por conta do chão quente. Em seguida, enquanto seguranças bolavam um plano para retirar o jamaicano do pódio, o campeão desceu da pista, foi para a areia e improvisou uma volta olímpica, dando as mãos ao público que acompanhou a corrida. Em certo momento, carregou uma bandeira do Flamengo, que alguém do público jogou.

- Não sei o nome do time. Mas sabia que era de um time importante – disse o velocista, que já bateu três recordes mundiais e dois olímpicos, sobre a bandeira

Bruno Lins, terceiro colocado, comentou a prova:

— Pegar o Bolt é muito difícil, mas vamos seguir treinando. O púbico foi melhor do que o esperado, vou seguir treinando para 2016. É muito bom correr em casa — disse o corredor, natural de Maceió
A primeira bateria do dia foi do paraense Alan Fonteles contra o americano Jerome Singletom. 

Campeão paralímpico nos 200 metros, o brasileiro largou atrás, o que já era previsível, já que seu adversário é um dos paratletas mais rápidos dos 100 metros rasos no mundo. No entanto, como a pista é de 150 metros - um meio termo entre as duas provas - o brasileiro passou o americano na segunda metade do percurso, fechando com um tempo de 15s68, contra 16s45. Após festejar com o público, Alan se mostrou confiante e falou até de um possível duelo com o homem mais rápido do mundo, Bolt:

- Estou treinando para ser imbatível nos 200 metros. Disseram para o Bolt que eu queria desafiá-lo. E ele deu um sorriso. Então, Bolt, estou chegando. 

Na segunda bateria do dia, a medalhista de ouro no revezamento 4X100 do Panamericano de Guadalajara (2011) Franciela das Graças liderou toda a corrida e cruzou a linha de chegada com 16s65. O segundo lugar foi mais disputado, com Rosângela Santos batendo por pouco Vanda Gomes com o tempo de 17s12. A decisão foi no tira-teima.