Total de visualizações de página

Fala no vestiário, ligação da filha... o dia inesquecível de Rafael Marques

Atacante afirma que fazer o seu primeiro gol com a camisa do Botafogo após 21 jogos de jejum foi como tirar um grande peso das costas

 

Por Fred Huber Rio de Janeiro


Rafael Marques gol Botafogo x Quissamã (Foto: Dhavid Normando / Futura Press) 
Rafael Marques vibra com seu primeiro gol no Bota
(Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
 
 
Foram 21 jogos até que Rafael Marques pudesse, enfim, comemorar seu primeiro gol, que saiu nos 4 a 0 do Botafogo sobre o Quissamã, sábado, no Engenhão. Quando o atacante mandou a bola para rede, o que se viu foi uma euforia total. Na comemoração, todos os jogadores, inclusive os que estavam no banco, no lado oposto, saíram em disparada para celebrar o feito.

Após o jogo, Rafael Marques foi o mais assediado. Depois de sofrer com críticas pesadas e quase deixar o clube no fim da temporada, ele pôde tirar este peso das costas.
- Não pensei em nada na hora, só comemorar. Fiquei um tempo sem fazer gol. Foi uma vibração espontânea. Sem dúvida que tira um peso. O importante é poder ajudar, era o que eu estava fazendo antes de o gol sair - disse o jogador, que, além do gol, deu assistências para Lodeiro e Fellype Gabriel marcarem.

No vestiário, Rafael Marques pediu a palavra e agradeceu aos companheiros pelo apoio que recebeu nos momentos difíceis. O técnico Oswaldo de Oliveira espera que o atacante consiga daqui para frente manter uma boa média de gols.

- É inegável, todo mundo ficou muito feliz. Mais uma vez tenho que exaltar a participação do Seedorf. O Rafael fez um agradecimento no vestiário e o Seedorf disse que nós é que agradecemos a ele, que é muito importante. Estamos satisfeitos. Não foi só o gol, ele fez uma grande partida. Espero que se desenvolva. Cansei de ver ele fazer gols no Japão.

Seedorf engrossou o coro para elogiar e destacar a ajuda de Rafael Marques, mesmo quando não é ele o autor dos gols.

- Ele fez duas assistências antes de fazer o gol dele, é um jogador importante. Sempre falamos da qualidade dele.

Capitão do time, o goleiro Jefferson transmitiu o sentimento do elenco sobre Rafael Marques.

- É um jogador que merece. É trabalhador, nos ajudou na semifinal e na final.
comemoração Rafael Marques Botafogo (Foto: Fred Huber) 
Rafael Marques é cercado por todos os
jogadores do Botafogo (Foto: Fred Huber)
 
 
Antes de viver este momento de alegria, o atacante sofreu com a perseguição da torcida. No início, ele era visto como um substituto do ídolo Loco Abreu e chegou a ser vaiado antes mesmo de entrar em campo. Depois do jogo contra o Quissamã, no entanto, a ligação para casa foi bem mais alegre.
- Eu aceitava a cobrança, não estava fazendo gol. Sabia que isso ia mudar com o meu trabalho. Minha filha Natalia viu o gol, mas minha esposa não, porque estava preparando a mamadeira. Minha filha começou a gritar "gol papai", aí que ela viu. Espero comemorar muito com elas. 

Oswaldo de Oliveira, que recomendou a contratação de Rafael Marques, sempre foi o principal defensor do atacante. O técnico, entretanto, reconheceu que o jogador viveu um mau momento e que não teve mais como insistir em sua escalação.

- Tenho que tornar este fato o mais natural possível. O tempo todo tentei mostrar isso. O mérito é dele e dos companheiros. Insisti com ele porque os outros também não estavam bem. Tudo tem limite. Ano passado ele não estava conseguindo administrar a situação. Não podia insistir e prejudicar o time, até porque o Bruno Mendes entrou e fez os gols.

Rafael Marques espera que este seja o primeiro de muitos gols, já que tem consciência de que as cobranças podem reaparecer.

- Espero que seja diferente. Vou trabalhar com pé no chão, com humildade, quietinho. 

Sei que as cobranças podem voltar se os gols não saírem. Hoje já me sinto mais adaptado. Ano passado tive dificuldades, sofri um pouco, mas tive a cabeça tranquila. Foi importante fazer a pré-temporada com a equipe, que passa a saber mais o modo como eu gosto de jogar.

Rafael Marques e o elenco do Botafogo terão este domingo e a segunda-feira de folga para curtir a goleada sobre o Quissamã. Na terça-feira a equipe inicia a preparação para o jogo contra o Madureira, domingo, às 16h (de Brasília), em Moça Bonita.