Total de visualizações de página

Dorival Júnior reforça discurso contra o imediatismo

Técnico combate tese da ‘terra arrasada’ mas diz que há muito trabalho a fazer
 

Carlos Eduardo Mansur 
Dorival Júnior durante a derrota do Flamengo para o Botafogo Foto: Reginaldo Pimenta / Agência O Globo

Dorival Júnior durante a derrota do Flamengo para o Botafogo Reginaldo Pimenta / 

Agência O Globo
RIO - Desde o início do ano, Dorival Júnior bate na tecla da necessidade de ter tempo para promover a reformulação que pretende no Flamengo. Desde que as vitórias surgiram na Taça Guanabara, pedia moderação nos elogios ao time. Neste domingo, após a primeira decisão do ano e após ver o time não funcionar no clássico com o Botafogo, o treinador manteve o tom. E pediu que não se faça “terra arrasada” após a eliminação.

A derrota marcou a terceira semifinal de turno seguida perdida pelo Flamengo, que em 2012 perdera duas vezes para o Vasco.

Apesar do pedido de paciência, a lista de tarefas a curto prazo parece extensa: a busca da regularidade, a capacidade de manter seu padrão de jogo e, principalmente, o progresso de jogadores que buscam a melhor forma, como o meia Carlos Eduardo. O meia, aliás, esteve três vezes em campo pelo Flamengo na Taça Guanabara. Como vem de longa inatividade, acabou destoando do estilo veloz que o time rubro-negro tenta imprimir. Dorival pede calma com o jogador e com a equipe.

— É preciso ter paciência. A sequência será fundamental para o crescimento dele — disse Dorival. 

— Não vejo alteração alguma com a derrota. Mesmo em caso de conquista, não iríamos alterar a convicção de que muita coisa precisa ser melhorada. Não há motivo para terra arrasada. Toda derrota é dolorosa, mas somos profissionais e temos obrigação de entrar no segundo turno para lutar pelo título.

Agora, o Flamengo terá duas semanas sem jogos até a estreia na Taça Rio, contra o Resende. E o técnico Dorival Júnior pretende fazer da queda no primeiro turno um trunfo.

— Vamos fazer muitos trabalhos coletivos. O time já teve um belo crescimento neste início de trabalho. O grande acerto até aqui foi encontrar um padrão para este início de ano — disse o treinador.

Embora tenha reconhecido a superioridade do Botafogo e a justiça do placar, Dorival Júnior lamentou o gol sofrido no primeiro minuto de jogo.

— Nessa hora, é até difícil falar alguma coisa. Não sei se pelo gol do início, pelo acerto perfeito da marcação do Botafogo, mas no primeiro tempo o Flamengo não jogou. É difícil errar justamente no momento decisivo — disse Dorival.

O goleiro Felipe disse que seu avanço ao ataque, no lance que acabou resultando no segundo gol do Botafogo, foi um risco calculado. E

— Era o último ataque. Tentamos até o fim. Sabia do risco ao tomar a decisão. Agora é trabalhar — disse o goleiro.