Total de visualizações de página

Com trio remanescente de 2010, Botafogo busca repetir feito

Goleiro Jefferson, zagueiro Antônio Carlos e volante Rodrigo Dantas estavam no elenco alvinegro naquele ano, quando clube venceu os dois turnos e foi campeão de forma direta


Alexandre Braz e Luiz Gustavo Moreira Rio de Janeiro (RJ)
 
Seedorf - Botafogo campeão da Taça Guanabara (Foto: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)


O discurso no Botafogo é de ir atrás da Taça Rio para repetir a façanha de 2010, quando levou os dois turnos do Estadual. E, dentro do elenco, três jogadores que estavam naquela conquista podem dar o “caminho das pedras” para levar o Carioca: Jefferson, Antônio Carlos e Rodrigo Dantas.
Há três edições da Taça Guanabara, o Glorioso também venceu o Vasco, mas por 2 a 0, gols de Fábio Ferreira e Loco Abreu.

Garantidos na final, eles não puxaram o freio de mão. Chegaram à partida derradeira do segundo turno contra o Flamengo, algoz nos três anos anteriores na decisão do Estadual. Com uma cavadinha de pênalti em cima de Bruno, Loco Abreu fez 2 a 1 e eternizou o nome dele na galeria de ídolos alvinegros.

- Já tenho o aprendizado de jogar a Taça Rio sendo campeão da Guanabara. Dá uma tranquilidade maior, mas não podemos acomodar. O nível tem de continuar. Estamos um passo na frente - disse Antônio Carlos, contratado justamente em 2010 e titular naquela vitoriosa campanha do título.

Com o foco mantido, a tranquilidade para trabalhar durante a Taça Rio é um dos trunfos do Botafogo para o segundo turno. Sem a pressão da torcida, fica mais fácil planejar o futuro e aliar com o início da Copa do Brasil, no dia 11 de abril.

- Temos mais tranquilidade para trabalhar no dia a dia. A cobrança é grande. Jogamos em um clube grande e seremos cobrados. O título nos dá uma confiança maior, mas temos de trabalhar ainda mais e seguir concentrados em busca do Carioca - disse Fellype Gabriel, ao LANCE!Net.

Na teoria, tudo foi assimilado. Mas o histórico recente mostra que nem todos os vencedores da Taça Guanabara garantiram o título antecipadamente. Se cuida, Fogão!

Presença quase certa em finais
A partir de 2006, pode-se dizer que o Botafogo criou a tradição de estar nas finais do Campeonato Carioca. Nos últimos oito anos, o Glorioso só não participou da decisão em 2011, ano que o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho venceu os dois turnos e foi campeão de forma direta.

Apesar da presença constante, o Alvinegro só ergueu a taça nas temporadas 2006 e 2010. No triênio 2007/2008/2009, o clube foi derrotado pelo rival rubro-negro. Já no ano passado, o Fluminense fez a festa após vencer as duas partidas contra o Botafogo.

- Se temos a possibilidade de eliminar o jogo da final, não podemos bobear. Devemos jogar como fizemos no primeiro turno e nas duas partidas finais, quando revertemos dois resultados adversos de adversários difíceis. Temos de acreditar mais no nosso potencial - disse Fellype Gabriel.

A média de conquistas é baixa, mas estar na decisão em quase todos os anos, mostra que o Botafogo está no caminho para criar uma hegemonia na cidade.