Total de visualizações de página

Com diálogo no campo, Botafogo tenta se ajustar para vencer o Fla

Seedorf e Bolívar vivem momento de discordância no treino sobre situação de jogo, e Oswaldo dá parecer. Técnico elogia essa característica do grupo

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro


Bolivar botafogo treino (Foto: Wagner Meier / AGIF) 
Bolivar é um dos jogadores mais falantes em
campo (Foto: Wagner Meier / AGIF)
 
 
Os treinamentos do Botafogo costumam apresentar uma série de manifestações dos jogadores sobre situações de jogo, posicionamento em campo e até em jogadas de bola parada. O técnico Oswaldo de Oliveira estimula as argumentações, participa delas e entende que sejam uma característica importante do grupo.

No segundo tempo do coletivo de quinta-feira, realizado no campo principal do Engenhão, o treinamento foi paralisado por alguns minutos. Bolívar e Seedorf falaram suas observações sobre o posicionamento ideal quando o adversário tem a bola. Houve praticamente uma conferência dos titulares até haver um entendimento do caso.

- Naquele momento, eles tiveram uma discordância de ponto de vista com relação ao momento em que o adversário tem a bola. Ouvi atentamente os dois e dei meu parecer, seguindo o que estava falando a partir daquele momento para fazer funcionar - explicou Oswaldo de Oliveira.

Como o próprio diz, são mais de 30 anos de futebol. No entanto, essa prática não é uma iniciativa dele, mas uma característica dos jogadores à disposição no elenco. Andrezinho, Seedorf, Bolívar, Fellype Gabriel, Renato e Marcelo Mattos costumam ser os mais falantes.

- Isso acontecer pela caracsteristica dos jogadores, que buscam a melhora e conversam bastante. Toda vez que é preciso, não me furto a esclarecer e discutir com eles o que é melhor para o Botafogo - disse Oswaldo.
Um dos pontos de discussão também foi a saída para os contra-ataques, tratada como fundamental por Oswaldo para o sucesso do time. Ele cobrou intensamente do time essa prática durante o coletivo.
- Em um dado momento, esqueceram isso. Já fizemos várias vezes e não podemos deixar de fazer - comentou o treinador.
Para chegar à final da Taça Guanabara, o Botafogo precisa vencer o Flamengo. Em caso de empate, a vaga fica com o rival, que fez a melhor campanha na fase de classificação da competição.