Total de visualizações de página

Carlos Alberto e Marcelo Mattos miram título para coroar recomeço

Meia do Vasco e volante do Botafogo passaram por problemas em 2012 e hoje voltam a ter importância para decisão da Taça Guanabara

 

Por GLOBOESPORTE.COM (*) Rio de Janeiro


Carlos Alberto  Vasco  Marcelo Mattos  Botafogo  (Foto: Editoria de Arte) 
Carlos Alberto e Mattos foram campeões juntos
pelo Corinthians, em 2005 (Foto: Editoria de Arte)
 
 
A nuvem negra que acompanhou Carlos Alberto e Marcelo Mattos em 2012 foi embora neste início de temporada. Após um ano cheio de problemas e incertezas, eles se tornaram peças importantes para Vasco e Botafogo na final da Taça Guanabara, neste domingo, às 16h, no Engenhão. Os dois se conhecem bem, uma vez que jogaram juntos pelo Corinthians, em 2005 e 2006, quando chegaram a conquistar o título brasileiro.

A situação de Marcelo Mattos no ano passado foi mais grave. O volante do Botafogo passou por uma cirurgia no púbis, em julho, e só voltou a jogar em outubro, após cinco meses fora dos gramados. O drama ficou maior ainda quando ele sofreu a mesma lesão na segunda partida após o retorno e precisou ser operado no mesmo local, só voltando a jogar neste ano.

- Trabalhei muito para dar certo e fui até o meu limite. No ano passado, eu praticamente só jogava e ia para o departamento médico. Quase não treinava. Agora eu consigo me recuperar nas atividades. Seria um presente recomeçar com esse título. Mas não podemos nos contentar só com a Taça Guanabara, tem muita coisa importante ainda, como o próprio Carioca e o Brasileiro - disse Mattos, que disputou 24 dos 66 jogos do Glorioso no ano passado.

Trabalhei muito para dar certo e fui até o meu limite. Ano passado, eu praticamente só jogava e ia para o departamento médico. Agora eu consigo me recuperar nos treinos. Seria um presente recomeçar com esse título da Taça Guanabara"
 
Marcelo Mattos, volante do Botafogo
 
Carlos Alberto passou por uma situação diferente. Não foi uma lesão grave que o atrapalhou, mas a desconfiança pela sequência de problemas que viveu na carreira. Somadas as temporadas de 2011 e 2012, ele jogou 69 partidas e marcou apenas quatro gols. Saiu do clube por causa de um desentendimento com o presidente Roberto Dinamite e teve passagens frustradas por Grêmio e Bahia. Quando retornou ao Cruz-Maltino, no fim de 2011, ficou treinando à parte por mais de dois meses. No ano passado, após ser reintegrado e reestrear em abril, não conseguiu se firmar. Dos 67 jogos do Vasco na temporada passada, ele disputou 35, sendo apenas 17 como titular.

Este ano, a maré mudou, e Carlos Alberto voltou a ser referência do time. Nos sete jogos que fez na temporada, já marcou três gols, mesmo número do que fez no ano passado. Aos 28 anos, ele é referência aos mais novos, dentro e fora de campo:

- Às vezes os mais novos têm curiosidade de saber como foi determinada final, por exemplo. Aí conversamos. Sempre incentivamos os jogadores a arriscarem. Só chamamos atenção quando existe omissão - disse o meia vascaíno.

Este ano, Vasco e Botafogo entraram em campo nove vezes. Carlos Alberto e Marcelo Mattos jogaram sete partidas, cada. No gramado do Engenhão, eles vão duelar em diversas oportunidades, já que o volante atua recuado no esquema de Oswaldo, enquanto o meia é um dos grandes nomes do setor ofensivo vascaíno.

Carlos Alberto gol Vasco x Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Carlos Alberto marcou três gols contra o Botafogo em 2012 (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
 
Brilho da dupla no Corinthians

Se hoje são rivais e disputam o título da Taça Guanabara, eles já saborearam o gostinho de uma conquista juntos. Em 2005, faziam parte do elenco recheado de estrelas do Corinthians, que faturou o título brasileiro.

Carlos Alberto já era consagrado e tinha no currículo os títulos da Liga dos Campeões e do Mundial Interclubes pelo Porto. Mattos teve a primeira grande chance na época, após destaque no São Caetano, e rapidamente conquistou vaga no time titular.

Em posicionamento diferente do de hoje, o volante aparecia muito no ataque e fez inúmeros gols. Um deles, inclusive, saiu com um cruzamento do rival de hoje. Na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada,  em 15 de maio de 2005, o time paulista perdia por 1 a 0 e, após empatar com Bobô, Mattos fez o gol da vitória, de cabeça, com um belo passe de Carlos Alberto. Os dois tiveram sorte contra o Furacão. No segundo jogo contra o clube paranaense, em São Paulo, o Corinthians venceu por 2 a 0, com um gol de cada.

- Lembro de um dos primeiros gols que fiz no Corinthians, e foi com um passe do Carlos Alberto. Estávamos perdendo por 1 a 0 e viramos para 2 a 1. Eu fiz o gol da vitória - lembrou Mattos.

Gols contra o rival
Quando o assunto é bola na rede, os dois têm boas recordações contra o rival de domingo. Pelo Corinthians, Marcelo Mattos fez dois gols e guarda na memórias as duas vitórias em São Januário. A primeira aconteceu no Brasileiro de 2005, e o Corinthians ganhou por 3 a 2. 

No ano seguinte, o resultado foi mais emblemático. Após o Vasco começar vencendo por 2 a 0, o Corinthians virou para 4 a 2. E, curiosamente, houve show de Carlos Alberto, que marcou um dos gols e deu duas assistências para gols de Rafael Moura. O último gol da partida foi de Marcelo Mattos, de pênalti.

Carlos Alberto só fez três gols no ano passado e todos contra o Botafogo. Porém, ele não deu sorte quando deixou sua marca. Na final da Taça Rio, o Vasco perdeu por 3 a 1. No Brasileiro, o meia marcou os dois gols na derrota por 3 a 2. No ano passado, porém, Carlos Alberto saiu vencedor, sem fazer gol, no primeiro turno do Brasileiro, na vitória por 1 a 0.

* Raphael Bózeo, estagiário, sob a supervisão de Luciano Mello.

Marcelo Mattos no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif) 
 
Marcelo Mattos precisou de muita dedicação para voltar a jogar pelo Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)