Total de visualizações de página


Bota x Fla: nos juniores, vantagem troca de lado na disputa para ir à final

No profissional, Rubro-Negro joga pelo empate na semi da Taça GB. Na base, Alvinegro tem dois resultados para avançar. Vencedor pega o Flu

 

Por Richard Souza e Thales Soares Rio de Janeiro


Entre os garotos, a vantagem é alvinegra. Enquanto na semifinal da Taça Guanabara dos profissionais o Flamengo tem o direito do empate no clássico com o Botafogo, nos juniores é a equipe rubro-negra que só tem a alternativa da vitória para ir à decisão. Neste domingo, os rivais se enfrentam em Moça Bonita, às 10h (de Brasília). O vencedor vai disputar o título com o Fluminense, que neste sábado empatou por 4 a 4 com o Madureira, também na casa do Bangu, e se classificou por ter a melhor campanha geral na fase de grupos do turno.

Ex-rubro-negro é destaque do Bota

Yguinho ex-flamengo  (Foto: Divulgação / Site Oficial do Flamengo) 
Yguinho chegou a treinar no grupo principal do Fla
antes de se transferir para o Botafogo
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Flamengo)
 
 
Yguinho tem chamado a atenção no Glorioso e é nome conhecido no Flamengo. Ele é o artilheiro do Bota no Carioca, com cinco gols em seis jogos disputados. Saiu do Rubro-Negro e tem contrato até agosto deste ano com o clube de General Severiano.
 
O técnico do Botafogo é Anthoni Santoro, que também passou pelo Flamengo e até o ano passado comandava os junenis alvinegros. Na última quinta-feira, ele comandou um treino em Moça Bonita para que a equipe se acostumasse com o gramado. 
 
- O gramado de Moça Bonita está em bom estado e nesse campo que temos que conquistar a vaga para a semifinal, não tem outro jeito. Se para nós é desconhecido, para o Flamengo também é. Tivemos uma semana tranquila de trabalho, sem problemas. Os atletas estão bem interessados em ouvir as instruções para cumprir bem dentro de campo. Estamos no rumo certo para cumprirmos nosso objetivo - disse Anthoni Santoro.

Na primeira fase, o Botafogo não empatou. Venceu seis partidas e perdeu duas. Foram 12 gols marcados e sete sofridos.

O time está definido com Andrey, Erick, Verdini, Rabello e Patrick; Leandro, Andreazzi, Fernandes e Octávio; Vinicius e Yguinho.

Trio de ataque é a aposta do Fla

Apesar de não ter treinado no local da partida, o Flamengo não teme problemas com o gramado da casa do Bangu. Ao longo da semana, o técnico Cleber dos Santos realizou dois treinamentos no campo da Gávea, que tem medidas bem parecidas com o palco da semifinal.

Igor Sartori na partida do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem) 
Igor Sartori, que tem jogado no time de cima, vai
reforçar a equipe de juniores do Fla neste domingo
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 
 
O Rubro-Negro, que na fase de classificação venceu sete jogos e perdeu um, aposta na posse de bola e na força ofensiva para superar a desvantagem e conquistar a vaga. Assim como Dorival Júnior, Cleber arma seu time com três homens de frente. Dois deles, inclusive, chamam a atenção: Douglas Baggio, artilheiro da competição com oito gols em oito jogos, e Igor Sartori, que tem treinado e jogado com os profissionais e será emprestado para a semi na base.

- A gente vai descer o Igor Sartori, que tem sido bem utilizado no profissional. O Sartori treinou conosco, fizemos a preparação do jogo com ele, vai para o jogo com a gente e vai ser importante. Vai se manter em ritmo de jogo, vai poder ser visto pela comissão do profissional. O Douglas demorou um tempinho para ter uma adaptação na categoria de juniores, mas conseguiu amadurecer, tem enfrentado jogadores mais velhos e está mais acostumado a esse tipo de jogo – disse Cleber.

O treinador afirma que a estratégia rubro-negra é simples: ocupar o campo do adversário e fazer pressão.

- Desde segunda-feira a gente está fazendo a preparação do jogo com treinamentos, sexta-feira fizemos um coletivo com jogadores do profissional que não foram relacionados, o nosso time foi bem, se comportou muito bem. É importante conseguir pressionar o adversário, mas tendo cautela, já que o Botafogo tem uma arma importante, que é o contra-ataque. Vamos tentar jogar dentro do campo deles, pressionando desde o início. Nossa característica é ter mais posse de bola, jogar dentro do campo do adversário.

Além de Baggio, o Flamengo tem contado com os gols do lateral-direito Digão, que já jogou e treinou na equipe profissional. Digão é o segundo goleador da competição. Marcou sete vezes em oito partidas. Ao todo, a equipe fez 22 gols e sofreu sete.

O time vai a campo com Caio, Digão, Fernando, Rafael Dumas e Felipe Dias; Recife, Caio Quiroga e Pablo; Romário, Douglas Baggio e Igor Sartori.