Total de visualizações de página

Maicosuel tenta reencontrar magia com tática ideal

Apoiador vai atuar no 4-4-2, esquema que favorece seu estilo

    Maicosuel - Botafogo (Foto: Wagner Meier)  
    Maicosuel busca se recuperar na reta final do Brasileiro (Foto: Wagner Meier)
     
    LANCEPRESS!
    Rio de Janeiro (RJ)
     
    – Nós fizemos festa para sua chegada e você não é mais o mesmo. Cadê o seu futebol, cara?

    A frase acima é de um alvinegro que conversou com Maicosuel em protesto na porta do Engenhão na quinta-feira. Neste domingo, contra o Atlético-MG, às 17h, na Arena do Jacaré (MG), em jogo com transmissão em tempo real pelo 
    LANCENET! o camisa 7 tem motivo para acreditar no início de sua redenção: fará seu primeiro jogo no ano sem o esquema 4-2-3-1, tática que o colocava como um ponta, longe do protagonismo que a massa tanto deseja ver.

    O desabafo do torcedor para o jogador do qual mais se esperava êxito se justifica em números. O Mago, como ficou conhecido pelas boas atuações no Botafogo em 2009, não lidera no Glorioso nenhum dos 17 quesitos listados pela parceria LANCE!/Footstats no Brasileirão, como finalizações certas, dribles, entre outros fundamentos. Neste domingo, o Alvinegro entra em campo no 4-4-2, que recoloca o apoiador de frente para a área na armação.

    Há dois anos, Maicosuel foi o artilheiro do Estadual, com 12 gols, atuando solto como único homem de criação no sistema 3-5-2. Era bom, mas o próprio Maicosuel comentava que preferia atuar com outro apoiador ao lado. Agora, finalmente chegou o dia, em parceria com Felipe Menezes, que joga com a camisa 10.

    A expectativa é a de que o rendimento de Maicosuel cresça, mesmo com pouco tempo de campeonato a disputar. O atleta se destacou entre os titulares no coletivo de sexta-feira e, já na quinta-feira, havia impressionado o treinador Flavio Tenius.
    – Gostei do que vi do Maicosuel. Ele foi muito bem no treino – comentou o técnico interino.

    Na entrada do setor oeste do Engenhão há um grande cartaz de Maicosuel escrito: "A magia do 7". Que os poderes não fiquem só no papel.

    Mago mais forte para se reerguer

    Se Maicosuel não vive boa temporada tecnicamente, o mesmo não pode ser falado sobre as condições físicas do jogador. O apoiador é o atleta do Botafogo com mais jogos no Brasileirão, com 33 compromissos em 36 possíveis, empatado com Fábio Ferreira e Elkeson. A maratona de partidas resulta em desgaste maior, mas é comemorada pelo clube.

    A situação neste ano é inversa às vistas nos anos anteriores. Se no passado Maicosuel encantava e se machucava, pelo menos agora é um dos atletas de melhor preparo. A fisiologia alvinegra garante que o meia é hoje mais veloz, mais ágil e mais forte do que era nas últimas duas temporadas.

    Em 2009, o Mago saiu do clube com 22 jogos e estiramento na coxa esquerda. No ano passado, foram 13 duelos até lesão no joelho esquerdo que o afastou dos campos por sete meses.