Total de visualizações de página

Botafogo tenta façanha inédita na última rodada do Brasileiro

Nunca um nono colocado na competição conseguiu se classificar para a Copa Libertadores do ano seguinte

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Flavio tenius botafogo (Foto: Fernando Soutello/AGIF) 
O Alvinegro do interino Flavio Tenius tentará quebrar
tabu e ir à Libertadores (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
 
A missão do Botafogo na última rodada do Campeonato Brasileiro pode ser tratada como uma tentativa de um verdadeiro milagre. Com 55 pontos, o time, considerado o azarão, está na nona colocação e precisa torcer por uma combinação de resultados inédita nesta fase da competição, desde 2003, quando foi implantado o sistema de pontos corridos, para conquistar uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. São seis clubes na intensa disputa.

Em quatro edições do Campeonato Brasileiro, desde 2003, os classificados para a Copa Libertadores não mudaram entre a penúltima e a última rodada. No ano passado, foi assim com Fluminense, que conquistou o título, Cruzeiro, Corinthians e Grêmio, como já havia acontecido em 2004, 2006 e 2008.

Em duas oportunidades, o Cruzeiro conseguiu viradas importantes na competição. Em 2007 e 2008, o time tomou a vaga que era do Palmeiras na penúltima rodada. O clube paulista repetiu o feito em 2005, tirando o Fluminense em um confronto direto. Já em 2003, o Coritiba se aproveitou de um tropeço do Internacional para assumir a vaga na Libertadores.

Para conseguir o milagre, o Botafogo precisará vencer o Fluminense, em jogo marcado para Volta Redonda. Além disso, deverá contar com uma derrota do Coritiba para o Atlético-PR, e tropeços de Internacional, Figueirense e São Paulo, contra Grêmio, Coritiba e Santos. A rodada acontece domingo, às 17h (de Brasília).

O técnico interino Flavio Tenius volta a comandar um treinamento nesta sexta-feira, às 9h (de Brasília), no Engenhão. Ele vive a expectativa de poder contar com as voltas de Antônio Carlos, com um estiramento na coxa direita, Maicosuel e Cortês, ambos com dores no tornozelo esquerdo.