Total de visualizações de página

Com eleição e Libertadores na mira, Botafogo evita falar sobre treinador

Paulo Autuori e Oswaldo de Oliveira agradam, mas propostas ainda estão longe de serem formalizadas

                                                                       Por Thales Soares Rio de Janeiro
                                                              Paulo Autuori já foi sondado (Foto: Divulgação)
 
A busca do Botafogo por um treinador ainda promete demorar. A cúpula do clube, preocupada com a eleição presidencial desta sexta-feira, tem procurado saber a situação de alguns nomes, cotados para assumir o time em 2012. No entanto, ainda trabalha com cautela, já que há chances, mesmo remotas, de uma recuperação no Campeonato Brasileiro e a classificação para a Copa Libertadores do ano que vem.

O principal nome é o de Paulo Autuori. Técnico da seleção olímpica do Qatar, com quem tem contrato até maio de 2012, ele luta por uma vaga nos Jogos de Londres no ano que vem. São três grupos e apenas os vencedores de cada um se classificam diretamente. Os segundos colocados disputam um triangular para decidir quem jogará a repescagem com um representante africano.

Domingo, Paulo Autuori terá um jogo decisivo contra a seleção de Omã, segunda colocada do Grupo A, atrás da líder Coreia do Sul, que pode determinar uma liberação mais fácil por parte da Federação do Qatar. Se perder, ficará distante da classificação. Essa fase da competição terminará apenas no dia 14 de março do ano que vem.
Desgastado depois de anos de trabalho no Oriente Médio, Autuori já conversou informalmente com o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, mas não fez qualquer tipo de acerto com o clube. No entanto, sua intenção em voltar ao Brasil é clara, seja no fim do ano ou no término de seu contrato com a Federação do Qatar.

Se realmente não puder contar com Autuori, outra opção seria Oswaldo de Oliveira, que está no Kashima Antlers, do Japão, e tem contrato até o fim do ano. Pessoas ligadas ao clube já procuraram saber a condição do treinador e quanto ele aceitaria receber para assumir o cargo no Botafogo.

O gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros, procura manter a discrição ao falar sobre assunto, mas garante que dificilmente o nome do novo treinador será anunciado antes do término do Campeonato Brasileiro. Domingo, às 17h (de Brasília), o time enfrenta o Atlético-MG, em Sete Lagoas.

- Não é simples quando se contrata um profissional para um trabalho como esse. O que posso dizer é que o Botafogo está satisfeito em ver dois nomes como os de Paulo Autuori e Oswaldo de Oliveira envolvidos em possíveis negociações. Por enquanto, minha preocupação é só com o jogo de domingo – afirmou Anderson.