Total de visualizações de página

Fifa volta atrás e permite que Inglaterra use papoula no uniforme

Primeiro-ministro e príncipe britânico pedem que entidade reveja veto após classificarem como absurda a decisão: 'é apenas um ato de enorme respeito'

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
 
príncipe william fa (Foto: agência Getty Images) 
Príncipe William insatisfeito com o veto envia carta à
Fifa, que volta atrás (Foto: agência Getty Images)
 
A Fifa anunciou nesta quarta-feira que a proibição ao uso da papoula bordada no uniforme da seleção inglesa em homenagem ao "Dia da Lembrança" no amistoso deste sábado, contra a Espanha, em Wembley, não irá mais acontecer. A data simboliza uma celebração aos militares que lutaram pelo país na Primeira Guerra Mundial.

De acordo com o jornal "Daily Mail", o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, e o príncipe William classificaram como um absurdo o veto. Por isso, insatisfeita com a decisão, a coroa encaminhou uma carta à Fifa exigindo a suspensão da proibição.

A entidade não tinha permitido que a equipe realizasse a homenagem porque teme que isso possa ser considerado um ato político, o que é proibido pelas regras da organização e poderia abrir um precedente para que outras seleções também fizessem manifestações.

– Dizer que a idéia de que usar uma papoula para lembrar aqueles que deram suas vidas pela nossa liberdade é um ato político, isso é um absurdo. Nossa homenagem é apenas um ato de enorme respeito – afirmou o político.

Camisa Crouch Pioppy  (Foto: Divulgação)Papoula na camisa celebra a memória dos militares britânicos mortos em combate (Foto: Divulgação)
 
A FA (Federação Inglesa de Futebol) chegou até pensar em alternativas, como jogadores com braçadeiras pretas durante o jogo, uma coroa de flores no campo ou agasalhos ornados com as flores vermelhas no aquecimento e no momento do hino nacional, mas a Fifa voltou atrás e considerou o apelo dos ingleses.

O gesto da seleção inglesa acontece um dia depois da data do armistício da Primeira Guerra Mundial, 11 de novembro, na qual os ingleses celebram as memórias dos militares britânicos mortos em combate. O uso da flor vermelha já faz parte da cultura do país. No último fim de semana, por exemplo, todas as equipes do Campeonato Inglês entraram em campo com o símbolo no uniforme.