Preparador físico explica importância de treinamento em três períodos para início de temporada do Alvinegro
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Esta quinta-feira marcará o primeiro dia de treinamento triplo do Botafogo. Depois de dormirem na concentração de General Severiano, os jogadores acordarão bem cedo para estarem em campo às 7h30m, iniciando o primeiro dos três períodos de treinamento. A segunda atividade está marcada para as 10h30m e a última, para as 16h.
O preparador alvinegro Lino Fachini explicou que os três períodos são uma forma de driblar os poucos dias de treinamentos até a estreia no Campeonato Carioca – dia 16, contra o Macaé. Segundo ele, apenas na terceira ou quarta rodada a equipe começará a evoluir no aspecto físico.
- O primeiro trabalho do dia será de força, que é o que o jogador mais perde durante as férias. A segunda etapa será de resistência, percorrendo 1.200 metros, e na terceira, o objetivo será a potência, com tiros de 300 metros. Com essa carga de treinos, será possível fazermos mais observações em relação ao nível de preparo do elenco - afirmou Fachini.
Está marcado um outro treinamento triplo neste sábado e a comissão técnica estuda uma nova possibilidade para a próxima segunda-feira. Mas o preparador físico avisa que não se trata de pressa para condicionar a equipe.
- Se tivéssemos o objetivo de atingir o ápice agora, estaríamos trabalhando de forma errada. Temos um ano inteiro pela frente. Por isso, vamos trabalhar com o pensamento que varia em toda a temporada e a próxima partida. Será um ano atípico, pois a pré-temporada será mais curta e haverá um período apenas de treinamentos no meio de 2010 - observou Fachini, lembrando a pausa nas competições durante a Copa do Mundo da África do Sul.