Jogadores que tiveram contratos encerrados com Cruzeiro e Barueri, respectivamente, estão na mira do Botafogo para 2010
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Jancarlos, em treino do Cruzeiro: lateral é um dos candidatos a reforço do Botafogo
Com a saída de Thiaguinho, que foi para o Fluminense, o Botafogo passou a ter apenas Alessandro como opção para a lateral direita. Por isso, o clube avançou nos últimos dias para contratar um jogador que dispute com Alessandro a camisa 2. Jancarlos, do Cruzeiro, e Marcos Pimentel, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Barueri, são as opções do Alvinegro.
Diretoria e comissão técnica ainda analisam os prós e contras de cada jogador. Ambos têm 26 anos, mas Jancarlos tem a seu favor o fato de ter atuado em grandes clubes do Brasil. Formado no Fluminense, ele ainda passou por Juventude, Atlético-PR (onde viveu seu melhor momento), São Paulo e Cruzeiro, sendo que nos dois últimos teve poucas oportunidades. O bom aproveitamento nas jogadas de bola parada é considerado um ponto positivo, já que em 2010 o Botafogo terá Loco Abreu e Herrera, dois atacantes com presença na área.
Marcos Pimentel é menos experiente, mas é um conhecido do técnico Estevam Soares, com quem trabalhou no Barueri no ano passado. Sua principal característica é a velocidade, o que seria importante para contrapor com o estilo de Alessandro, mais baseado na marcação. O jogador disputou 17 partidas pela equipe paulista no Brasileirão de 2009 e marcou dois gols.
Na teoria, a negociação menos complicada é com Jancarlos, cujo vínculo com o Cruzeiro se encerrou no último dia 31 de dezembro. Marcos Pimentel estava emprestado ao Barueri pelo Icasa, clube do Ceará com o qual tem contrato até 4 de dezembro de 2012.
O Botafogo ainda pensa em Joilson, do Grêmio, que esteve em General Severiano até o fim de 2007 e que serviria também como reforço para o meio-campo. Atualmente a comissão técnica conta com Flávio Pará, formado nas categorias de base e que recentemente foi integrado ao elenco profissional. No entanto, a ideia inicial da comissão técnica seria emprestar o lateral.