Times decidem em duas partidas quem será rebaixado ao lado do Mesquita
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
O Cabofriense conseguiu nesta segunda-feira, no Conselho Arbitral da Federação Carioca de Futebol (Ferj), uma vitória por 70 votos e 66 e, assim, disputará os dois jogos de desempate com o Volta Redonda para saber quem será o rebaixado.
O presidente da Ferj, Rubens Lopes, já havia dado entrevista dizendo que considerava a equipe da Região dos Lagos rebaixada, já que o Voltaço terminou em 14º geral do Campeonato Carioca. O time do cidade do Aço pretende recorrer da decisão. As informações são do site "FutRio".
O primeiro confronto será na quarta-feira, dia 22, no Correão, em Cabo Frio. A partida de volta será no sábado, dia 25, no estádio da Cidadania. Os quatro grandes apoiaram o Volta Redonda, além de Friburguense e Tigres do Brasil. Os outros ficaram ao lado do Cabofriense.
O maior peso dos votos de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco não foram suficientes para determinar a vitória do Voltaço.
Segundo o diretor de futebol do Volta Redonda, Maurício Porreca, o clube vai recorrer até a última instância.
- Isto que fizeram é uma vergonha. Tem muita gente safada no meio do futebol. O regulamento dizia uma coisa, mas chegaram aqui dentro com um discurso totalmente diferente. Os clubes não cumpriram o regulamento e o resultado é isto que está aí - reclama.
Valdemir Mendes, presidente do Cabofriense, disse tudo simplesmente foi uma questão de acordo, que não estava contemplada pelo regulamento apenas por um detalhe.
- Não é culpa nossa que isto não tenha sido publicado. Os quatro grandes não estavam na reunião que definiu isto. Foi um acordo que já estava feito. Fomos defender os interesses do Cabofriense.
Enquanto isto, nosso time seguiu trabalhando em Cabo Frio, muito confiante. Não dispensamos ninguém e passamos o feriado dando duro. Tínhamos certeza que a decisão do Arbitral seria essa - afirmou.
Confira o que diz o regulamento do Campeonato Carioca
Os critérios de desempate:
Art. 5º - Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais associações num mesmo turno, exceto nas semifinais e finais dos mesmos, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:
1º) Maior número de vitórias;
2º) Maior saldo de gols;
3º) Maior número de gols pró;
4º) Menor número de cartões amarelos e vermelhos durante todo o campeonato.
5º) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.
O descenso e o acesso
Art. 19 – Com exceção das finalistas do campeonato, as duas associações que ao final dos dois turnos tiverem obtido o menor número de pontos ganhos dentre as participantes, serão rebaixadas para a Segunda Divisão de Profissionais, observado o disposto no parágrafo único.
Parágrafo único – Ao término do Campeonato, caso ocorra empate em pontos ganhos entre mais de duas associações colocadas nas penúltima e última colocações na tabela, serão submetidas ao descenso as duas que obtiverem o menor número de pontos ganhos nas partidas extras a serem realizadas entre elas, em sistema de ida e volta, jogadas apenas entre as de mesma colocação. Persistindo o empate em pontos ganhos, após as partidas extras, serão aplicados os critérios estabelecidos no art. 5º.