Total de visualizações de página

Antes descareditados, Vasco e Botafogo dão a volta por cima


Vasco e Botafogo dão a volta por cima e fazem a semifinal da Taça Rio


RIO - O rebaixamento do Vasco no Campeonato Brasileiro e o desmanche sofrido pelo elenco do Botafogo no fim do ano assustaram os torcedores dos dois times e abalaram a confiança para o Campeonato Carioca, a primeira competição do ano. Mas hoje o que se vê é a satisfação estampada no rosto de botafoguenses e vascaínos, que neste sábado fazem a primeira semifinal da Taça Rio.

Você pode acompanhar o jogo em tempo real pelo site do GLOBO em seu computador ou pelo celular, no endereço http://oglobo.mobi/.



O Vasco surpreendeu com ótimo desempenho neste início de temporada após a quase total renovação de seu elenco e tem agora a sua primeira decisão do ano. Fora da parte final da Taça Guanabara devido à perda de seis pontos no Tribunal de Justiça Desportiva, o Vasco deu a resposta em campo com os 100% de aproveitamento no segundo turno.



- Sem dúvida foi uma motivação a mais para todo o grupo. O trabalho que estamos fazendo é muito sério, a preparação vem sendo feita ao longo do campeonato e mantemos os nossos pés no chão - declarou o meia Jeferson, pivô involuntário da punição, cujo motivo foi a escalação do atleta na abertura da competição calcada em uma liminar.
" O Vasco, até pela campanha que fez, merece coroar esse momento com um título "



A equipe de São Januário entra em campo neste sábado contra o Botafogo defendendo uma invencibilidade de 15 partidas na temporada (perdeu apenas na estreia do Campeonato Carioca, para o Americano, por 2 a 0) e está em uma sequência de dez vitórias consecutivas. Além disso, dos três clássicos que disputou na competição, venceu dois (contra Flamengo e Botafogo) e empatou um (Fluminense).



O time de Dorival Júnior vivia a expectativa de entrar com força máxima neste confronto, mas o zagueiro Fernando sofreu uma lesão na coxa direita na última quarta-feira e foi vetado - Leonardo foi o escolhido para substituí-lo e fará a sua segunda partida como titular.



Por outro lado, voltam ao time após ficarem fora da última rodada do segundo turno, a vitória por 5 a 0 sobre o Bangu, o volante Amaral (suspenso), o meia Carlos Alberto (poupado por ter dois cartões amarelos e recuperado de lesão na coxa direita) e o atacante Élton (poupado por ter dois cartões amarelos). Mesmo que o objetivo em 2009 seja voltar à Série A do Campeonato Brasileiro, fazer o time campeão após cinco anos mexe com o elenco.



" Vamos entrar em campo sem revanchismo "


- No Brasil o reconhecimento vem para aquele que marca uma conquista. Por isso, o Vasco, até pela campanha que fez, merece coroar esse momento com um título, nem que seja o do returno. Se o Vasco não vencer, ninguém se lembrará em dez anos que a equipe fez este ano a melhor campanha da sua história na Taça Rio - analisou Carlos Alberto.



Em General Severiano, a ordem não é esquecer o que se fez de errado no último clássico contra o rival deste sábado. Ney Franco, pelo contrário, pediu que os jogadores tomassem a goleada sofrida como referência para evitar novo tropeço, já que a hora é decisiva.



- Vamos entrar em campo sem revanchismo. Um clássico está sujeito a tudo, o que vale em jogos assim é se a equipe está no dia dela, se as coisas dão certo. A primeira partida teve um resultado atípico, e esperamos que se houver outro, que seja a favor do Botafogo. Estamos muito mais bem preparados desta vez - crê o treinador, que teme apenas que a parte física seja a vilã no segundo tempo, uma vez que o Vasco não jogou nesta semana.



Entre os jogadores, o discurso é de que se tornou questão de honra para provar para si mesmos que o Botafogo tem condição de levar o título até mesmo de maneira direta. Reinaldo, por exemplo, trata o jogo como o mais importante da temporada.



- As coisas podem ficar bem piores por aqui em caso de derrota. Então, nem pensamos nisso. Passou a ser o jogo de nossas vidas, e tem tudo para ser um dos melhores da temporada no país - disse o camisa 7.



Em campo, Ney Franco não poderá contar apenas com o zagueiro Emerson, com lesão na coxa. Em sua vaga, deverá entrar Batista, que pode jogar tanto no meio quanto na ala esquerda, trocando de posição com Thiaguinho.



Como o técnico alvinegro não confirmou a mudança, é possível, ainda, que Léo Silva entre como surpresa. Correndo por fora, Gabriel pode entrar na esquerda também. Em todos os casos, Leandro Guerreiro faria a função de zagueiro.


VASCO X BOTAFOGO
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)


Data/hora: 11/4/2009 - 18h30 (de Brasília)


Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)


Auxiliares: Cláudio José de Oliveira Soares (RJ) e Ricardo Ferreira de Almeida (RJ)


VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Leonardo, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Jeferson e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão e Elton - Técnico: Dorival Júnior


BOTAFOGO: Renan, Wellington, Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Batista (Léo Silva), Maicosuel e Thiaguinho; Reinaldo e Victor Simões - Técnico: Ney Franco.