
Contra o adversário desta quinta-feira, Renan começou a brilhar pelo Botafogo
Renan tem sido um dos destaques do Botafogo nesta temporada
(Crédito: Paulo Sérgio)
André Casado RIO DE JANEIRO Entre em contato
Danilo Santos RIO DE JANEIRO Entre em contato
André Casado RIO DE JANEIRO Entre em contato
Danilo Santos RIO DE JANEIRO Entre em contato
Alçado aos profissionais com apenas 18 anos, Renan ganhou de vez a confiança dos alvinegros após as boas atuações na final do Carioca, contra o Flamengo em 2008. Mas o Volta Redonda, adversário do Botafogo nesta quinta-feira, às 21h, no Engenhão, teve papel fundamental para o goleiro adquirir confiança.
Explica-se: na primeira chance que teve como titular do Botafogo, Renan bobeou em gol da Cabofriense, no empate em 1 a 1 pela Taça Guanabara do ano passado. Porém, a segunda oportunidade, ocasionada pela ida de Castillo para a seleção uruguaia, foi marcante.
– Lembro que fiquei muito ansioso. Estreei contra a Cabofriense algumas semanas antes, mas não me destaquei. Essa partida contra o Volta Redonda (vitória por 3 a 0), inclusive, ao lado das finais do Estadual contra o Flamengo, apesar do resultado, foram os jogos mais marcantes da minha carreira até o momento – revelou Renan.
De lá para cá, a vida do goleiro mudou. Como Castillo serviu à seleção diversas vezes e ainda sofreu grave lesão no joelho direito, ele pôde mostrar seu potencial. Foram 35 partidas e muito amadurecimento.
– Naquela época, era um sonho ser titular. E ele ainda não acabou. É um dos melhores momentos da minha carreira. Evoluí na autoconfiança, aprendi a jogar de cabeça em pé e a falar mais. Mas estou longe de ser perfeito, quero melhorar – diz.
A humildade também aparece ao comentar os primeiros três jogos no ano, nos quais se destacou.
– As minhas defesas, principalmente no último jogo, foram em lances normais, minha obrigação mesmo. Foram em chute de fora da área, o que não tem a ver com o desempenho dos zagueiros – acredita.
Ney Franco, porém, faz questão de encher a bola de seu comandado.
– Este é o ano do Renan, até porque já começou como titular, o que o dará tranquillidade. Ele tem tudo para ser um dos grandes goleiros da temporada – destacou o treinador.