Total de visualizações de página

Ávidos por vitória, Ipatinga e Botafogo se encaram por sobrevivência na tabela

Ávidos por vitória, Ipatinga e Botafogo se encaram por sobrevivência na tabela

Só os três pontos mantêm os cariocas na briga por vaga na Libertadores, enquanto os mineiros sonham deixar a lanterna o quanto antes

GLOBOESPORTE.COM Ipatinga, Minas Gerais

Cezar Loureiro/AGÊNCIA O GLOBO
Túlio e Jorge Henrique estão confirmados

De um lado, salários atrasados, briga entre dirigente e jogadores, e uma derrota pela Copa Sul-Americana que terminou em crise. Do outro, uma afinidade com a lanterna do Brasileirão que dura quase todo o campeonato. Na tabela, 18 pontos e 14 posições diferenciam Botafogo e Ipatinga, só que no gramado do Ipatingão, neste sábado, às 16h, em partida válida pela 31ª rodada, com um pensamento idêntico: só a vitória interessa.

A TV Globo transmite ao vivo para o Rio de Janeiro, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 15h30m.

Sexto colocado, com 46 pontos, o Glorioso praticamente dá adeus a qualquer possibilidade de vaga no G-4 em caso de revés, uma vez que está a nove pontos do Flamengo, quarto colocado.

Já o Tigre, lanterna com 28 pontos, entra em campo pressionado pela vitória do Vasco sobre o Goiás, mas pode até mesmo terminar a rodada fora da zona de rebaixamento, caso vença e Portuguesa, Fluminense e Atlético-PR tropecem. Bota assume responsabilidade, mas prega respeito.

Responsável pelo surgimento do Ipatinga no cenário nacional, em 2006, Ney Franco tem uma história particular nos confrontos entre Tigre e Botafogo: ele esteve presente nas três vezes que o duelo aconteceu, e venceu todas (duas pelo lado mineiro e uma pelo carioca). Conhecedor dos atalhos do Ipatingão, o treinador avisa que, mesmo na lanterna, o Ipatinga não será um rival fácil de ser batido, e ressalta a importância de uma vitória para colocar um ponto final na crise da última semana.

- Qualquer equipe do futebol brasileiro que for jogar contra Ipatinga hoje terá dificuldade, principalmente dentro de casa. É um jogo muito importante para o nosso restante do campeonato. Se vencermos, pode ser importante para termos uma boa seqüência no Brasileirão.

No centro da última polêmica alvinegra da semana, sobre uma possível transferência para o Flamengo, Diguinho reforçou as palavras do comandante. Para ele, o Botafogo tem que jogar com seriedade e assumir a responsabilidade no Vale do Aço.

- Todo jogo é perigoso. Desde o primeiro ao último do campeonato, e para conseguirmos a vitória no Ipatingão vamos ter que correr muito, lutar ao máximo, nos doar. A responsabilidade é da gente. Se quisermos algo a mais, temos que vencer dentro e fora de casa.

Sem Castillo e Lucio Flavio, lesionados, e Andre Luis, suspenso, o Botafogo entra em campo com Renan no gol, Edson, na zaga, e Leandro Guerreiro, no meio-campo. Além de contar com o retorno de Carlos Alberto, formará o trio ofensivo com Wellington Paulista e Jorge Henrique.

Mistério no Tigre

De volta à lanterna do Brasileirão com a vitória do Vasco sobre o Goiás, o técnico Márcio Bittencourt preferiu adotar a tática do mistério no Ipatinga. Durante a semana, inclusive, a equipe realizou treinos com os portões fechados. A boa notícia é a volta do atacante Adeílson, artilheiro do time no campeonato com nove gols. Após o gol salvador diante do Figueirense, o meia-atacante Pablo Escobar também passou a ser uma opção considerável, tanto para o ataque, como para o meio, até porque Luciano Mandi sequer foi relacionado para a partida deste sábado.


O boliviano não sabe se começará como titular, mas leva vantagem num quesito importante: gols. Pablo marcou dois nos 114 minutos que esteve em campo, ou seja, em menos de dois jogos. Para o jogador, a média é significativa, mas quer mais para livrar o clube do rebaixamento:

- Quero continuar mostrando o meu futebol. Tive a sorte de fazer dois gols importantes que ajudaram o Ipatinga. Espero continuar assim, até o final do campeonato - diz, em entrevista ao site oficial do clube.

FICHA TÉCNICA:

IPATINGA
BOTAFOGO

Fernando, Marcio Gabriel, Henrique, Gian e Beto; Augusto Recife, Leandro Salino, Xaves e Júlio; Adeílson e Ferreira (Pablo Escobar).

Renan, Alessandro, Renato Silva, Edson e Triguinho; Leandro Guerreiro, Túlio, Diguinho e Carlos Alberto; Wellington Paulista e Jorge Henrique.

Técnico: M. Bittencourt
Técnico: Ney Franco.

Estádio: Ipatingão. Data: 25/10/2008. Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES).

Auxiliares: Katiuscia Mayer Berger e Fabiano da Silva, ambos do ES

Transmissão: A TV Globo transmite para o Rio, e o Premiere para todo Brasil

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 15h30m (de Brasília).