Total de visualizações de página

Obama reúne 100 mil em comício; McCain minimiza pesquisas




Obama reúne 100 mil em comício; McCain minimiza pesquisas
Publicidade

da Folha Online

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, reuniu mais de 100 mil pessoas em um comício, neste domingo, em Denver. No evento, ele voltou a relacionar o seu adversário republicano, John McCain, à política do impopular presidente George W. Bush, que também é republicano. Obama é líder nas pesquisas de intenção de voto, o que McCain minimiza.

No comício deste domingo, Obama aproveitou a nova oportunidade de ligar as propostas de McCain para a crise econômica às de Bush. "É uma filosofia de benefícios fiscais a diretores executivos ricos e corporações que enviam vagas de trabalho ao exterior, enquanto centenas de empregos desaparecem aqui em casa", disse. "Não podemos ter mais quatro anos que se pareçam com os últimos oito, é hora de mudança em Washington."

Jae C. Hong/AP
O senador democrata Barack Obama durante o comício em Denver

Mais cedo, McCain afirmou, em entrevista ao programa "Meet the Press", da rede NBC, que durante algum tempo teve divergências com Bush sobre questões como aquecimento global e gastos do governo, porém que ambos "compartilham uma filosofia comum".

Na entrevista, ele também disse que as pesquisas o mostram "mais afastado do que realmente estou". "Nos aproximamos na última semana e, se essa aproximação continuar na próxima semana, vocês terão de ficar acordados até muito tarde na noite da eleição", afirmou.

Entre a última quinta-feira e este domingo, a diferença entre Obama e McCain nas pesquisas Reuters/C-SPAN/Zogby caiu de 12 pontos percentuais para cinco.

Steve Pope/Reuters

O republicano John McCain (esq.) na aparição no "Meet the Press"
Mas essa queda não se repetiu nas demais pesquisas. Nas sete pesquisas nacionais divulgadas neste domingo, Obama está na frente, com distância máxima de dez pontos.

No que diz respeito ao Colégio Eleitoral, Obama também continua na frente. O levantamento é importante porque, nos EUA, as eleições são indiretas, e os delegados do Colégio Eleitoral são os verdadeiros responsáveis pela escolha do novo presidente. Cada delegado pertence a um Estado e tende a votar em consonância com a maioria dos eleitores daquele Estado.

De acordo com pesquisas de intenção de voto realizadas Estado a Estado compiladas pelo Real Clear Politics, Obama possui atualmente 306 votos no Colégio Eleitoral --mais que os 270 mínimos-- e McCain, 157. Outros 75 votos pertencem aos Estados indecisos --Flórida, Nevada, Missouri, Virgínia Ocidental, Indiana, Ohio e Carolina do Norte.