Total de visualizações de página

CBF divulga esclarecimento sobre o clássico


CBF divulga esclarecimento sobre o clássico


Entidade revela motivos que levaram a optar pelo Maracanã

CBF esclarece motivos para transferir o clássico do Engenhão para o Maracanã


LANCEPRESS!


A transferência da partida entre Botafogo e Flamengo do Engenhão para o Maracanã segue causando polêmica. Nesta quinta-feira, a CBF divulgou em seu site oficial um esclarecimento sobre a decisão de alterar o local do clássico.A CBF esclarece ter esgotado todos os trâmites relativos ao assunto, através de ofícios enviados à Polícia Militar e também ao Botafogo.
Confira o esclarecimento na íntegra:


A Diretoria de Competições da CBF divulga as seguintes observações sobre as razões que levaram a CBF a definir o Estádio do Maracanã como local do jogo Botafogo x Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro:


1 - Respondendo a uma consulta da CBF, de 06/06/08, sobre a realização de clássicos cariocas no Estádio de São Januário, o Estado Maior da Policia Militar do Rio de Janeiro, em correspondência de 24/06/08, assinada pelo seu titular, Cel PM Antonio Carlos Suarez David, além de responder à consulta formulada, manifestando parecer contrário à realização dos referidos clássicos no estádio do CR Vasco da Gama, acrescentou que todos os clássicos cariocas deveriam ser jogados somente no Estádio do Maracanã.


2 - Como a CBF entendia que o Estádio João Havelange, o Engenhão, seria normalmente palco de todos os jogos do Botafogo FR, pelas competições nacionais, tendo mesmo publicado na sua tabela do Campeonato Brasileiro tal estádio como praça mandante do Botafogo, foi então encaminhada nova correspondência ao Estado Maior da PM (ofício DCO-462/08, de 18/08/08), solicitando a confirmação da uma posição específica da PM sobre clássicos cariocas no Estádio João Havelange.
3 - Em 26/08/08, o Estado Maior da PM respondeu à consulta da CBF, através do seu ofício 0715/2551/2008, assinado pelo seu comandante, Cel PM Antonio Carlos Suarez David, ratificando a posição anterior, ou seja, confirmando a negativa do uso do Estádio Olímpico João Havelange, do ponto de vista da segurança pública.


4 - A posição da PM foi passada formalmente pela CBF ao Botafogo FR em 01/09/08, através do ofício DCO-480/08, dirigido ao presidente do clube, Paulo Roberto Freitas, o Bebeto.


5 - Para o jogo Botafogo x Fluminense, de 28/09/08, pela Série A, atendendo solicitação da direção do Botafogo, a PM aceitou a realização do jogo "em caráter excepcional", comunicando o fato à CBF através do seu ofício 187/2555-2008, de 12/09, encaminhado via fax em 15/09.


6 - Após o jogo Botafogo x Fluminense, informamos ao presidente do Botafogo que, considerando os termos das correspondências da PM, precisaríamos mudar, proximamente, o mando de campo de Botafogo x Flamengo, do Estádio Olímpico João Havelange para o Maracanã, fazendo-o quando estivesse mais próximo da data do jogo Botafogo x Flamengo, respeitados os prazos regulamentares. Deixamos claro que tal alteração somente não ocorreria se recebêssemos uma nova correspondência da PM, na mesma linha da que liberou o Estádio João Havelange para o jogo Botafogo x Fluminense.


7 - Com a proximidade do prazo regulamentar de 10 dias para mudanças de locais de jogo (30/10), sem que nos tivesse chegado nenhuma nova informação sobre o assunto, fizemos contato com o Estado Maior da PM, em 28/10, solicitando a confirmação da posição da PM. O Comandante do Estado Maior nos fez chegar a sua posição de ratificação dos termos das correspondências anteriores, confirmando a negativa do Estádio João Havelange, no plano da segurança, para o jogo Botafogo x Flamengo, e mantendo a recomendação do Estádio do Maracanã.


8 - No mesmo dia 28/10 a CBF publicou no seu site o documento formal de modificação do local do jogo, a IMT-23SA/08, passando o jogo Botafogo x Flamengo para o Estádio do Maracanã. No campo Motivo, consta: "resposta da Polícia Militar/RJ à consulta da CBF sobre as condições de segurança para o clássico. A PM recomenda o Estádio do Maracanã como local do jogo."