Com ótima campanha no Brinco de Ouro, Bugre recebe o Alvinegro, que se destaca com vitórias fora de casa.
Na tabela há uma diferença considerável. Mas em algumas estatísticas, Guarani e Botafogo têm semelhanças. E elas estarão em choque no duelo desta quarta-feira, no Brinco de Ouro, em Campinas, às 19h30m (de Brasília) pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Foi em casa que o Guarani conquistou 79% dos 33 pontos somados na competição. A equipe de Campinas perdeu apenas uma vez em casa (3 a 0 para o Internacional) em 13 partidas no Brinco de Ouro – foram sete vitórias e cinco empates, com 66,6% de aproveitamento. Já o Botafogo tem um desempenho considerável fora de casa. Longe do Engenhão, o Alvinegro alcançou metade das dez vitórias conquistadas no Brasileiro. No entanto, o Bugre ocupa a 12ª posição, enquanto o time carioca está em sexto, com 42 pontos.
O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real o jogo que terá como árbitro Carlos Eugênio Simon (Fifa/RS), auxiliado por Julio César Rodrigues Santos (RS) e José Javel Silveira (RS).
Guarani: A força do Bugre é em casa: em 13 partidas disputadas no Brinco de Ouro, o time de Campinas só perdeu um jogo, venceu sete e empatou cinco. Com 33 pontos, o time de Mancini caiu na última rodada para a 12ª posição, após derrota para o Internacional por 3 a 0 no Beira-Rio, e precisa da vitória para continuar sonhando com uma vaga entre os primeiros colocados.
Botafogo: Sem vencer há seis rodadas (uma derrota e cinco empates), o Botafogo não pode mais adiar sua recuperação, sob pena de colocar por terra as chances de brigar por uma vaga na Libertadores do ano que vem.
Guarani: Com três desfalques e uma dúvida, Mancini ainda não definiu a equipe que deve entrar em campo nesta quarta-feira. Mazola e Márcio Lúcio estão suspensos, enquanto Ricardo Xavier está machucado. A dupla de ataque deverá ser Rômulo e Reinaldo, enquanto Giovani, Diego Barboza e Fabiano podem substituir Mário Lúcio. Sentindo dores, Aílson é dúvida na zaga, podendo dar vaga para Aislan, caso não jogue. A provável escalação do Bugre é: Douglas, Rodrigo Heffner, Fabão, Ailson (Aislan) e Márcio Careca; Renan, Paulo Roberto, Baiano e Giovani (Diego Barboza ou Fabiano); Rômulo e Reinaldo.
Botafogo: Sem poder contar com seis jogadores, o técnico Joel Santana terá dificuldades para formar a equipe titular. A equipe volta a contar com Antônio Carlos, Fahel e Herrera, que cumpriram suspensão na última rodada. No entanto, o Alvinegro não poderá fugir das improvisações. O Botafogo deve entrar em campo com a seguinte escalação: Renan, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Márcio Rosário; Somália, Fahel, Túlio Souza, Lucio Flavio e Renato Cajá (Edno); Herrera e Loco Abreu.
Guarani: Mazola, que foi suspenso por dois jogos após expulsão contra o Cruzeiro, e Mário Lúcio, que recebeu o cartão vermelho contra o Inter, não jogam. Ricardo Xavier, com lesão na panturrilha na esquerda, também foi vetado, enquanto Ailson é dúvida, com dores musculares.
Botafogo: Machucados, Maicosuel e Fábio Ferreira não disputam mais o Brasileiro. Marcelo Mattos está em fase final de recondicionamento físico; Alessandro e Marcelo Cordeiro cumprem suspensão automática e Jefferson está com a Seleção Brasileira. Com dores no joelho esquerdo, segundo o departamento médico, Jobson é dúvida.
Guarani: Paulo Roberto, Márcio Careca, Baiano, Preto e Ricardo Xavier.
Botafogo: Fábio Ferreira, Leandro Guerreiro, Lucio Flavio, Maicosuel e Caio.
Guarani: Sem a presença do artilheiro Mazola, o goleiro Douglas tem sido atualmente um dos melhores em campo.
Botafogo: Goleiro de 21 anos, mas com certa experiência na equipe profissional, Renan terá a difícil tarefa de substituir Jefferson, da Seleção Brasileira.
Rodrigo Heffner (lateral-direito do Guarani): “Toda vez que estamos com a corda no pescoço, conseguimos dar a volta por cima. Sabemos da qualidade da equipe do Botafogo, mas temos que nos impor dentro de casa, como já vem acontecendo, para sair de campo com os três pontos.”
Joel Santana (técnico do Botafogo): “São muitos desfalques, mas vou com firmeza naquilo que estou fazendo. Penso em três situações, mas apenas no dia do jogo vou decidir o que fazer. Primeiro, preciso observar melhor o adversário, que ganhou de todos os times do Rio e joga muito bem em casa.”
- Guarani e Botafogo se enfrentaram 22 vezes na história do Campeonato Brasileiro, com nove vitórias dos cariocas, sete dos paulistas e mais seis empates.
- Nos gols marcados, empate: 28 gols para cada equipe.
- Nos gols marcados, empate: 28 gols para cada equipe.
- O mando de campo não tem sido determinante nos últimos jogos entre eles pelo Campeonato Brasileiro. Nas últimas oito partidas, o visitante ganhou quatro vezes. O Botafogo venceu em Campinas em 98 (3 a 2), 2000 (2 a 1) e 2004 (2 a 0), e o Bugre venceu no Rio em 2001 (2 a 0). Já no jogo pelo primeiro turno deste ano, empate em 1 a 1 no Engenhão.
A última vez que Guarani e Botafogo se enfrentaram foi em 18 de julho, no Engenhão, pela nona rodada do Brasileiro. A partida terminou empatada em 1 a 1, com o time de Campinas abrindo o placar aos 40 minutos do primeiro tempo. Numa bola cruzada na área, Ricardo Xavier se antecipou à marcação para balançar a rede. O Alvinegro chegou ao empate aos 47, quando Lucio Flavio cobrou escanteio e Danny Morais subiu para fazer o gol de cabeça.