Total de visualizações de página


Semifinalistas da Taça Guanabara já decidiram o Campeonato Brasileiro

Em 1984, o Fluminense ficou com o título ao bater o Vasco, e o Flamengo foi campeão em 1992, depois de vencer o Botafogo. 'É Gol!!!' relembra duelos

 

Por SporTV.com Rio de Janeiro, RJ
 

As semifinais da Taça Guanabara de 2013 serão disputadas neste fim de semana, com um jogo no sábado e outro no domingo. O primeiro compromisso é entre Vasco e Fluminense, às 18h30, no Engenhão, mesmo local da partida seguinte, entre Flamengo e Botafogo, às 16h. Os finalistas do primeiro turno do Campeonato Carioca serão definidos em jogo único, e Vasco e Flamengo têm a vantagem do empate. O "É Gol!!!" relembra que esses mesmos duelos já decidiram até final de Campeonato Brasileiro. Obviamente, dois desses quatro times terão melhores recordações.

Em 1984, Fluminense e Vasco chegaram à decisão da principal competição nacional, quando ainda era disputada em jogos de mata-mata. O time tricolor decidiu o título com uma vitória logo na primeira partida.

No Maracanã, sob os olhos de mais de 63 mil pessoas, Romerito marcou o único gol do jogo. Tato subiu à linha de fundo pela esquerda do ataque e cruzou para a área. A bola passou por Assis e sobrou para Romerito, que chutou a primeira vez e o goleiro defendeu. Mas a bola voltou e ele bateu de novo, desta vez para colocar no fundo da rede, aos 23 minutos do primeiro tempo.

Fred e Romerito no treino do Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera) 
 
Presente e passado: Fred e Romerito, campeões brasileiros pelo Flu (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
 
 
Na partida de volta, novamente no estádio Jornalista Mário Filho, mais de 128 mil pessoas ao local, mas não puderam comemorar nenhum gol. Mas ao menos a torcida do Fluminense pôde comemorar bastante após o apito final, com o título brasileiro conquistado.

O Tricolor jogou a decisão com Paulo Víctor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei e Assis; Romerito, Washington e Tato, todos sob o comando de Carlos Alberto Parreira. O Vasco entrou em campo com Roberto Costa; Edevaldo, Ivan, Daniel González e Aírton; Pires, Arturzinho e Mário; Jussiê (Marcelo), Roberto Dinamite e Marquinho. Edu era o treinador.

Oito anos depois, outros dois clubes cariocas voltariam a decidir o Campeonato Brasileiro. Em 1992, Flamengo e Botafogo também lotaram o Maracanã em duas partidas. Com a melhor campanha na competição, o time alvinegro entrava em campo jogando até por um empate na soma de resultados. Mas bastou o primeiro jogo para o Flamengo inverter a vantagem.

Com 102 mil torcedores no Maracanã no jogo de ida, o Flamengo resolveu a partida no primeiro tempo. Júnior abriu o placar aos 15 minutos. Nélio fez o segundo gol aos 34, e quatro minutos depois Gaúcho fechou a conta. No dia seguinte, num churrasco na casa de Gaúcho, o atacante Renato Gaúcho, então um dos principais jogadores do Botafogo, compareceu à festa, o que acabou o deixando de fora da segunda partida, vetado pela diretoria.

Júnior comemora um de seus gols na final do Brasileiro de 1992 (Foto: Reprodução SporTV) 
 
Júnior comemora um de seus gols na final do Campeonato Brasileiro de 1992 (Foto: Reprodução SporTV)
 
 
O segundo jogo também foi recheado de gols, e terminou empatado por 2 a 2. O Flamengo ampliava sua vantagem aos 42 minutos do primeiro tempo, com o maestro Júnior. Júlio César ampliou no início do segundo tempo. No fim da partida, Pichetti e Valdeir empataram, mas ficaram faltando mais três gols. Não dava tempo de mais nada.

O Flamengo foi campeão com Gilmar; Charles, Wilson Gotardo, Gelson Baresi e Piá; Fabinho (Mauro), Uidemar, Júnior e Zinho; Gaúcho e Júlio César, todos comandados por Carlinhos. O Botafogo jogou com Ricardo Cruz; Odemilson, Renê Playboy, Márcio Santos e Válber; Carlos Alberto Santos, Pingo e Carlos Alberto Dias; Valdeir, Vivinho (Jeferson) e Chicão (Pichetti), e Gil como treinador.

Uma nota triste desta partida ficou por conta da queda de uma grade na arquibancada do anel superior do Maracanã, provocando a queda de centenas de pessoas no anel inferior. Além de muitos feridos, três pessoas morreram.