Total de visualizações de página

Rio prorroga contrato com consórcio, mas garante Maracanã pronto em 27/4

Responsáveis pela obra têm até 24 de maio para entregar estádio à Fifa

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 

obras cobertura Maracanã Copa 2014 (Foto: Genílson Araújo / Agência O Globo) 
Imagem do Maracanã na terça: metade da
cobertura instalada (Foto: Genílson Araújo/O Globo)
 
 
O governo do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial de terça-feira o termo aditivo da prorrogação do contrato com o Consórcio Maracanã - Rio 2014 (responsável pela reforma do estádio) até 24 de maio, data para entrega do palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo à Fifa. Mas a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) garante que a arena carioca estará pronta em 27 de abril, quando será realizado o primeiro evento-teste.

No contrato assinado entre o Rio e o consórcio, a obra começou em 13 de agosto de 2010 e teria que ser concluída até 29 de janeiro de 2013. Mas, após vários atrasos na reforma, o Maracanã só estará pronto, segundo a Emop, no final de abril. De acordo com o órgão, o dia 24 de maio foi a data fixada pela Fifa para receber o estádio. A assinatura do nono termo aditivo foi feita em 28 de fevereiro.

Os dois primeiros eventos-teste, em 27 de abril e 8 de maio, serão com portões fechados e terão, provavelmente, a presença apenas de operários e familiares. Em 2 de junho, o amistoso entre Brasil e Inglaterra receberá público com venda de ingressos. Na Copa das Confederações, o Maracanã terá partidas em 16 de junho (México x Itália), 20 de junho (Espanha x Taiti) e a final (30 de junho).

A previsão inicial para inauguração do estádio era fevereiro deste ano. Segundo os últimos números divulgados pela Emop, o Maracanã terminou o último mês com 87% de conclusão. Em março, a arena evoluiu com a instalação completa do gramado e de, até o momento, metade da cobertura.