Total de visualizações de página

Jogadores do Bota revelam origem da confiança: 'Criamos identidade'

Zagueiro Bolívar vê time mais compacto após conquista do título da Taça Guanabara. Lateral Júlio Cesar prega foco no trabalho

 

Por Fabio Leme Rio de Janeiro
 

Enquanto Flamengo e Vasco passam por momentos complicados por causa das trocas de treinadores, e o Fluminense tenta achar o equilíbrio entre Carioca e Libertadores, no Botafogo o clima é de tranquilidade com a conquista da Taça Guanabara e a boa estreia na Taça Rio.

Em harmonia com torcida e bom futebol, os resultados vêm aparecendo. Até mesmo uma simples coletiva de imprensa sai do habitual. Juntos, Bolívar e Julio Cesar foram conversar com os jornalistas, e as palavras mais adotadas no vocabulário geral foram confiança e foco.

De acordo com os jogadores, esses são os motivos principais para que o time de Oswaldo de Oliveira tenha dado uma guinada após a vitória na semifinal do primeiro diante do Flamengo.

- Oscilamos muito, vencíamos, mas não convencíamos. Na semifinal, sabíamos que não teríamos a vantagem que queríamos e, por isso, precisávamos atuar bem e vencer. Era um clássico e aquilo seria um trampolim de confiança. Criamos uma identidade. Encaixamos muito bem. Hoje temos uma equipe compacta que não dá muitas chances ao adversário - explicou Bolívar, que teve a corroboração do lateral Julio Cesar.

- Confiança é tudo no futebol, as jogadas fluem naturalmente. Oitenta por cento da fase do jogador vai da sua confiança - afirmou o lateral, que assumiu a condição de titular, justamente, na classificação sobre o rival rubro-negro.

julio cesar bolivar botafogo (Foto: Fabio Leme) 
Defensores Julio Cesar e Bolívar concedem entrevista coletiva no Botafogo (Foto: Fabio Leme)
 
 
Experientes no mundo da bola, os jogadores sabem que toda essa calmaria pode passar do dia para noite, por isso, pregam atenção e respeito aos próximos adversários para que momentos vividos recentemente pelos rivais não cheguem ao clube.

- Às vezes o momento é tão bom e ele pode se reverter muito rapidamente. Evitamos, mas sabemos que uma hora vai acontecer e você tem que estar preparado. Mas hoje temos um elenco experiente e calejado para isso - declarou o general da zaga alvinegra.

Quando está bem, está a mil maravilhas. Quando você perde duas seguidas, a pressão já vem muito forte"
Julio Cesar
 
Com passagens em outros times de massa, como Flamengo, Fluminense e Grêmio, o lateral não se empolga com o momento.

- No Brasil, a cobrança é muito forte. Quando está bem, está a mil maravilhas. Quando você perde duas seguidas, a pressão já vem muito forte. Então é trabalhar para não ficar correndo esse tipo de risco - completou.

Bolívar e Julio Cesar são presenças confirmadas para a partida de domingo, diante do Madureira, às 16h, em Moça Bonita.