Total de visualizações de página

Chefe da arbitragem do Rio elogia atuação de Grazianni: 'Não foi pênalti'

Jorge Rabello dá nota 7 para o árbitro do clássico entre Flamengo e Botafogo e não dá razão aos rubro-negros, que reclamaram de toque na mão dentro da área de Marcelo Mattos


Bernardo Gleizer - Rio de Janeiro (RJ)
 
Grazianni Maciel Rocha - Flamengo x Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro/Lancepress!)


O presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Coaf-RJ), Jorge Rabello, elogiou a atuação do árbitro Grazianni Maciel Rocha na semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Botafogo, vencida pelo Alvinegro por 2 a 0 neste domingo, no Engenhão.

Rabello não considerou pênalti de Marcelo Mattos, que desviou com o braço direito chute de Rodolfo aos 20 minutos do segundo tempo, quando o Botafogo vencia por 1 a 0. O lance foi o que gerou mais reclamação da torcida rubro-negra.

- Ele teve uma boa arbitragem, e não foi pênalti. Foi bola na mão, não mão na bola. A regra é bem clara. Para diferenciar, o árbitro tem que analisar se houve movimento do braço, a velocidade e a distância. É humanamente impossível o ser humano colocar a mão naquela distancia e naquela velocidade. Vimos e revimos o lance e chegamos à conclusão de que o árbitro tomou a decisão correta, até porque ninguém que tenha a intenção de colocar a mão na bola põe o cotovelo - afirmou Rabello.




O dirigente acredita que o lance é complicado porque não há uma definição clara pela Fifa:

- Se não tem esse lance do cotovelo ninguém estaria falando, não haveria nenhuma polêmica. Esse lance para a arbitragem é a pior coisa que tem, porque ninguém consegue definir um critério para isso, nem a Fifa, nem a International Board.


Reveja o lance polêmico no clássico Flamengo x Botafogo




Ex-árbitro, Jorge Rabello lembrou da experiência de Grazianni, apesar do árbitro ter apenas 30 anos, e lembrou que ele já apitou uma semifinal de turno no ano passado, entre Botafogo e Bangu, pela Taça Rio. E deu nota 7 para o juiz.

- O trabalho de renovação no Rio é feito muito antes em relação aos outros estados. Grazianni esteve em Goiás há duas semanas com árbitros aspirantes ao quadro da Fifa para um curso da CBF. No clássico ele foi muito bem no aspecto físico, foi um jogo muito corrido. Houve alguns equívocos, claro, mas ele não teve influência no resultado. Dou nota 7 para ele - disse.