Total de visualizações de página

Bota leva o título do Carioca em 83% das vezes que conquista a Taça GB

Vencedor da competição pela sétima vez em sua história, clube tem histórico positivo no Estadual quando conquista o troféu

 

Por Fábio Leme e Thales Soares Rio de Janeiro

A primeira edição da Taça Guanabara aconteceu em 1965 e terá a sua 50ª disputa em 2014, mostrando sua tradição no Rio de Janeiro. Domingo, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, o Botafogo conquistou o título da competição pela sétima vez em sua história, o que sempre foi um bom presságio para o objetivo final que é vencer o Campeonato Carioca.

Nas seis conquistas anteriores da Taça Guanabara pelo Botafogo (1967, 1968, 1997, 2006, 2009 e 2010), o clube acabou sagrando-se campeão estadual em cinco oportunidades (83,3%). Apenas em 2009 perdeu a decisão para o Flamengo, que havia vencido a Taça Rio naquele ano.

Botafogo campeão da Taça Guanabara (Foto: Ivo Gonzalez/Agência O Globo) 
Botafogo costuma levar o Carioca quando conquista a Taça Guanabara (Foto: Ivo Gonzalez/Agência O Globo)
 
Para se ter uma ideia do valor do número produzido pelo Botafogo nesta situação, o Fluminense venceu nove vezes a Taça Guanabara e em seis dessas oportunidades conseguiu ser campeão estadual. O aproveitamento do rival, que conseguiu a façanha no ano passado, é de 66,6%.

Recordista de títulos da Taça Guanabara, com 19, o Flamengo converteu essas conquistas em 11 estaduais (57,9%), como aconteceu em 2011. Já o Vasco é o que tem o pior aproveitamento entre os quatro grandes do Rio, com 54,5% (seis Cariocas em 11 vitórias na Taça Guanabara), e a última vez que alcançou o feito foi em 2003.

Apesar dos números jogarem a favor do Glorioso, o zagueiro Dória não dá muita bola e recorda um tabu que perdurava até a semifinal da Taça Guanabra.

- Sempre falo que tabu, estatística, nada disso é válido, pois era um momento diferente, outras circunstâncias, jogadores diferentes, diretorias também. Contra o Flamengo nós tínhamos números contra a gente e conseguimos reverter – opinou o zagueiro.

A Taça Guanabara ainda teve América (1974), Americano (2002) e Volta Redonda (2005) como campeões, mas nenhum deles alcançou o título estadual no mesmo ano.